top of page
Buscar

Restituídos pelo Senhor

Em Levítico de 1 a 6 aprendemos sobre as cinco ofertas. Existem cinco tipos de ofertas no livro de Levítico, o Holocausto, a oferta de manjares, a oferta pacífica, a oferta pelo pecado e ea oferta pela culpa. Existe a oferta pelo pecado e existe a também a oferta pela culpa.

A oferta pelo pecado é quem você era; quem você era é pecado! Mas este aspecto nasceu de novo em Cristo.


A oferta pela culpa naqueles dias era pelas coisas erradas que as pessoas faziam, pelas suas ações.


A oferta pelo pecado é por quem você é; a oferta pela culpa é pelo que você fez.

Quando alguma pessoa pecar, e cometer ofensa contra o SENHOR, e negar ao seu próximo o que este lhe deu em depósito, ou penhor, ou roubar, ou tiver usado de extorsão para com o seu próximo; ou que, tendo achado o perdido, o negar com falso juramento, ou fizer alguma outra coisa de todas em que o homem costuma pecar, será, pois, que, tendo pecado e ficado culpada, restituirá aquilo que roubou, ou que extorquiu, ou o depósito que lhe foi dado, ou o perdido que achou, ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituirá por inteiro e ainda a isso acrescentará a quinta parte; àquele a quem pertence, lho dará no dia da sua oferta pela culpa. E, por sua oferta pela culpa, trará, do rebanho, ao SENHOR um carneiro sem defeito, conforme a tua avaliação, para a oferta pela culpa; trá-lo-á ao sacerdote. Lv. 6:2-6


Então há sangue, há o sacrifício do carneiro, mas também há cento e vinte por cento a pagar, a devolver a quem foi roubado, ou seja, ao ofendido. Você vê que a parte ofendida se torna a parte que ganha!

A parte ofendida passou a ser a parte que ganha! Digamos que alguém perdeu uma vaca, a restituição do Senhor diz: por cinco vaca que foram roubadas de você, quando o ladrão for descoberto, ele deve lhe devolver seis vacas! Cento e vinte por cento! Então aquele que foi roubado fica muito feliz, vai até a esposa e diz: “Querida, estou tão feliz que o homem roubou a nossa vaca! Agora temos seis vacas! Estou tão feliz que ele nos roubou!

Portanto, Deus sempre garante que a parte ofendida não seja apenas compensada, mas ultra-compensada! Não apenas restaurado, mas restaurado por mais do que o preço total!

 

Tenho de restituir o que não furtei

O Salmo 69 é conhecido como um Salmo Messiânico. Messiânico significa que eles mostram verdades sobre Jesus; mesmo que tenham sido escritos por Davi. Nesse salmos Davi fala na primeira pessoa, mas isso se refere a Cristo profeticamente. Por exemplo, o versículo 4 diz: “São mais que os cabelos de minha cabeça os que, sem razão, me odeiam.”

Lembra-se da citação feita no cenáculo em João 15:25? Está escrito: “Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.” Essa citação é tirada diretamente do Salmo 69!

Agora vamos para o versículo 9 “Pois o zelo da tua casa me consumiu”

Este versículo foi citado depois que Jesus derrubou as mesas dos cambistas no templo e expulsou aqueles que se aproveitavam dos pobres: “Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá” (João 2:17).


Na segunda parte do Salmo 69:9 lemos: “as injúrias dos que te ultrajam caem sobre mim”.

Esta passagem é citada pelo apóstolo Paulo em Romanos 15: “Porque também Cristo não se agradou a si mesmo; antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam caíram sobre mim.” (Rm. 15:3). Este é um bom versículo para declarar quando você é atacado nas redes sociais, quando é intimidado na escola, etc. Seja qual for a situação, você sempre pode declarar: “Os insultos daqueles que me insultam já caíram sobre Jesus!” Jesus tomou seus insultos!


No Salmo 69:21 lemos: “Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber vinagre.” Quando isso aconteceu? Na cruz!


Portanto o Salmo 69 é um Salmo messiânico! Quero estabelecer isso em primeiro lugar.

Agora vamos voltar ao versículo 4:

 São mais que os cabelos de minha cabeça os que, sem razão, me odeiam; são poderosos os meus destruidores, os que com falsos motivos são meus inimigos; por isso, tenho de restituir o que não furtei. Sl. 69:4


Observe com atenção a última parte do versículo: “Tive que restituir o que não havia roubado”! Portanto, na cruz, mesmo que tenha sido você quem tenha ofendido, mesmo que tenha sido você quem tenha agido de maneira errada, em vez de pagar, Jesus pagou em seu lugar!


E quando você é a parte ofendida, saiba que a parte ofendida recebe do Senhor, portanto hoje você não recebe mais de quem lhe fez mal, mas recebe do Senhor!

O Senhor teve que entregar o que não havia roubado. Por quê? Na cruz Ele tomou o lugar do criminoso, Ele tomou o lugar do ladrão, Ele tomou o lugar de quem ofende, Ele tomou o lugar de quem faz o mal! Por isso Ele teve que entregar o que não havia roubado!

 

A restituição é do Senhor

A oferta pela culpa consistia em duas partes, uma que inclui os seus pecados contra Deus e a outra os seus pecados contra os homens. Mas, ambas as partes, Jesus restituiu a Deus em nosso favor, Ele restituiu tudo o que roubamos de Deus!


Roubamos a obediência de Deus, roubamos a Deus o louvor e a adoração devidos a Ele como o Deus Criador do céu e da terra, nosso Deus de amor! Nós lhe roubamos a honra, nós lhe roubamos o jardim que Ele nos deu, nós lhe roubamos a alegria que deveríamos ter trazido a Ele através de nossas vidas sem cometer pecado! Nós O roubamos de todas essas coisas! Deus é a parte ofendida!


Com relação aos nossos pecados contra Deus, Jesus devolveu a Deus em seu nome, em meu nome, cento e vinte por cento a mais de louvor e adoração, cento e vinte por cento a mais de obediência, cento e vinte por cento a mais de ‘honra. E Deus agora é glorificado através do que Jesus Cristo fez em nosso favor! É como se nós tivéssemos feito isso, porque Ele teve que entregar o que não roubou!

Então, quando você vem a Deus, Deus se torna a parte que nos beneficia positivamente através da cruz!


Antes do pecado do homem, tudo era lindo, mas o homem não era Seu filho, o homem não estava à Sua direita, o homem não era uma nova criatura, o homem não estava cheio do Espírito Santo. Mas agora, graças ao que Cristo fez, temos muito mais, o homem é uma nova criatura, o homem é filho de Deus, o homem está sentado à direita do Pai!

E quanto à oferta pela culpa pelos seus pecados contra os homens?


Agora, depois de ter visto a parte “vertical” (em direção a Deus), examinemos a parte “horizontal” (em relação aos homens). Quantos de vocês foram injustiçados recentemente? Você foi ferido? Eles mentiram para você? Eles roubaram você?

Não olhe para aquela pessoa que fez algo ruim com você, não devolva o que ela merece, não olhe para essa pessoa, mas perdoe-a porque agora você é candidato a receber cento e vinte por cento de restauração que virá do Senhor!

Algumas pessoas dizem: “Vamos marchar até as portas do inferno e recuperar tudo o que Satanás roubou de nós!”

Lamento destruir certas doutrinas comuns em nosso meio! Mas quando Jesus morreu na cruz, isso não foi um pagamento a Satanás! Jesus não devia nada a Satanás e Deus não devia nada a Satanás!

 

O amor de Deus paga pela justiça

A cruz é o amor de Deus pagando a justiça de Deus!

Sim, há uma batalha. Satanás ataca, tenta roubar, mas o pagamento não é para ele. O pagamento é para nos tirar do estigma do pecado – o pecado é o problema! Satanás é quem se aproveita de tudo isso. Mas isto não é um pagamento a Satanás!

É o amor de Deus que paga o preço da redenção à justiça de Deus. Agora a justiça de Deus não pode puni-lo porque o seu Substituto foi punido pelo pecado.

“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” (Romanos 8:1).


Não temos condenação porque nossos pecados foram condenados!

Se acontece de você ser a parte lesada, a parte injustiçada, quando você é roubado, quando mentem para você, então você é um candidato a restituição!

Então, em vez de reagir com amargura e ressentimento, regozije-se e diga: “Senhor, eu Te agradeço pelo aumento de cento e vinte por cento em favor nesta área! Agradeço-te Senhor e agora recebo cento e vinte por cento! Jesus na cruz é minha oferta pela transgressão, ele é minha oferta pela culpa! Pai, apresento Cristo como oferta pela minha culpa na cruz, e como Cristo teve que entregar o que não roubou, fui ofendido, fui roubado, mas recebo de Ti cento e vinte por cento a mais de o que me foi levado embora!”

Seja o que for que você tenha sido roubado, mesmo que seja a sua saúde – Satanás pode estar envolvido, mas você não precisa lidar com ele. Nesta transação, toda a oferta pela culpa foi feita ao Senhor. Declare: “já que Cristo é minha oferta pela transgressão, agora recebo cento e vinte por cento mais saúde para meu corpo!”


E, se sua saúde não foi roubada, você não é candidato a cento e vinte por cento!

Se você tem desafios mentais, como depressão, pensamentos erráticos, você está lutando com sua mente, então você é um candidato a ter a mente de Cristo! Não apenas uma mente saudável, mas uma mente de cento e vinte por cento de qualidade! Você pode dizer: “Senhor, recebo cento e vinte por cento de cura e restauração em minha mente!”

Você está tendo problemas conjugais? Você é um candidato a receber cento e vinte por cento da restauração porque Cristo na cruz restituiu o que não roubou.

Jesus restituiu o que não havia roubado. Toda a transação é sobre Deus.

 

Ofendidos e restituídos

Mas a grande bênção é que não somos apenas os ladrões e ofensores, nós também somos os que foram roubados e ofendidos. Nós podemos receber a restituição de tudo o que nos foi roubado com 20 por cento de acréscimo.


Por um lado como ofensores Cristo nos representou e pagou a nossa dívida, mas por outro lado como ofendidos e roubados Cristo se apresenta como o restituidor. Assim hoje podemos ser restituídos e restaurados de tudo o que nos foi roubado.


Cristo se fez responsável por restituir em primeiro lugar tudo o que foi roubado de Deus, toda glória, todo louvor e toda adoração, mas também se tornou responsável por nos restituir. Na cruz Ele se tornou responsável de restituir tudo o que nos foi roubado.

Quando homens restauram algo a restauração é sempre inferior ao que era originalmente. Mas com Deus é diferente. A restauração que Deus opera é sempre melhor em qualidade e quantidade.


Se alguém furtar boi ou ovelha e o abater ou vender, por um boi pagará cinco bois, e quatro ovelhas por uma ovelha. Ex. 22:1

Na ótica de Deus aquele que perdeu mais será restituído mais. Por um boi a restituição era cinco vezes mais, mas para uma ovelha era apenas quatro vezes.

Evidentemente isso não significa que se o seu casamento for restaurado você terá mais de uma esposa, mas significa que o seu casamento agora será muito melhor do que era antes.

 

O que será restituído

É interessante que a oferta pela culpa tratava de forma diferente os pecados relacionados com dinheiro. Quando o pecado envolvia dinheiro deveria haver restituição. Você precisa crer que a restituição de Deus na sua vida atinge primeiro a sua vida financeira.

Se você foi roubado ou extorquido, o Senhor, o restituidor, lhe devolverá 120 por cento mais do que o que você perdeu. Essa é a legalidade da oferta pela culpa.

 

Tempo

Mas a restituição não se relaciona apenas a coisas, mas até mesmo aos anos que nos foram roubados.

Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. Jl. 2:25

Tempo é vida que passou. Quantos de nós quando convertemos dizemos; porque não nos convertemos antes? Perdemos tanto tempo! O Senhor pode te restituir todos esses anos.

Na restituição de Deus tudo aquilo que não foi feito será feito em menos tempo porque os recursos serão melhores e a unção será maior. Não projete o seu futuro baseado no passado porque a restituição será 120 porcento maior. Quem tinha perdido agora será o ganhador.

 

Vida plena

Deus quer restituir o descanso no corpo, na alma e no espírito. Só há verdadeira restituição quando entramos no descanso.

Descansamos no espírito quando temos certeza da salvação. Quem não certeza vive angustiado e temeroso.

Descansamos na alma quando vencemos toda acusação, culpa e vergonha.

Mas descansamos no corpo quando temos saúde completa. Até o descanso que lhe roubaram será restituído.

A salvação deve resultar em alegria e vida plena. No Salmo 51:12 Davi disse:

“Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário”.

Quando compreendemos o princípio da restituição a fé da igreja é ativada e muitos milagres começam a acontecer. É a fé de quem recebe, mas também é a fé dos que ministram que é ativada.

 

Autoridade

Adão foi colocado na terra para dominar e governar, todavia este domínio foi usurpado, roubado por satanás por causa do pecado de Adão. Em Cristo, porém, Deus nos restituiu esta autoridade. Precisamos ter revelação de que estamos assentados com Cristo nos lugares celestiais.

E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus. Ef. 2:6.

Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. Lc. 10:19

 

Líderes segundo o coração de Deus

Restituir-te-ei os teus juízes, como eram antigamente, os teus conselheiros, como no princípio; depois, te chamarão cidade de justiça, cidade fiel. Is. 1:26

Nesses dias eu creio que Deus está levantando uma nova geração de líderes que trarão a revelação do Pai. Haverá um liberar maior de sabedoria e direção de Deus.

Kommentare


bottom of page