top of page
Buscar

Deus gosta de mim

1. A MENSAGEM DE ISAÍAS

 

Por muito tempo, temos ouvido que Deus é amor (1 Jo 4.16). Entretanto, se não nos conectamos à realidade desse versículo, ele facilmente perde o seu impacto. Deus não somente nos ama, mas também gosta de nós. Ainda que possa soar um tanto infantil ou elementar, isso está agora no fundamento da minha vida. Deus gosta de mim!

Essa verdade afetará profundamente a sua vida. E, uma vez que a sua "vida em Deus" começar a melhorar, os outros componentes dela também entrarão no seu devido lugar. O oposto também é verdadeiro: se a sua vida espiritual estiver na sarjeta, assim estará o restante da sua vida. Infelizmente, algumas pessoas simplesmente acostumam-se com isso, mas não precisa ser assim.

Isaías foi um profeta durante o reinado de Ezequias, por volta de 700 a.C. Havia uma certa prosperidade na terra, mas Isaías estava profetizando um tempo em que a nação estaria em tumulto, quando o Império Babilônico invadiria Israel e os levaria cativos. Como um dos habitantes, Isaías falou muito a partir da sua própria perspectiva; mas, como profeta, ele geralmente falava a partir da perspectiva de Deus também. O coração de Isaías uniu-se ao coração do Senhor nessa exclamação emocional, e ele se viu profetizando à nação a partir da perspectiva do coração de Deus, falando sobre a crise vindoura e o que ela significaria para eles.

 

Por amor a Sião eu não me calarei, e por amor a Jerusalém eu não descansarei, até que saia a sua justiça como um resplendor e a sua salvação como uma tocha que queima. (Is 62.1, NKJV)

 

O Senhor estava assumindo um compromisso com eles, dizendo que, em meio àquela invasão nacional, Ele tinha um compromisso total para com o bem-estar do seu povo — mas Ele queria o coração deles. Ele tinha o propósito de ter um povo que o amasse. Eles, porém, não ouviram o seu chamado. Eles rejeitaram os profetas, silenciaram o seu próprio testemunho interior e ficaram errantes no caminho. Contudo, o Senhor continuou desejando profundamente o coração deles. O seu tom é inconfundível nas implacáveis palavras de desejo que Ele escolheu:

 

Eu não me calarei, e eu não descansarei até que vocês estejam brilhantes e ardendo em chamas. (Is 62.1)

 

Eles estavam para se encontrar num certo desespero como nação. Mas Ele lhes deu a única mensagem que os sustentaria antes do tempo: "Eu tenho o compromisso de fazer de vocês um povo ardente e eu não descansarei até que isso seja feito, embora possa parecer injusto à mente humana". Eu creio que essa palavra foi especificamente para Jerusalém, mas creio de igual forma que ela também é para nós hoje. Deus tem um compromisso com você. Aonde quer que você vá, Ele pairará sobre você. A palavra do Senhor para Isaías foi:

 

As nações verão a tua justiça, e todos os reis, a tua glória. (Is 62.2)

 

Ele estava dizendo que os perdidos reconheceriam a sua igreja um dia.  A justiça do seu povo hoje é Cristo, e a sua glória é a sua igreja. Está chegando o dia em que o mundo perdido verá Cristo e a igreja, aceitem ou não. Os patrões, os capitães do time no campo de esportes, os chefes de estado e os governantes das nações reconhecerão o povo de Deus. Desde o menor trabalhador até o mais alto executivo, isso será óbvio para eles. A energia implacável, o coração consumido pelo desejo e a perfeita vontade do Criador têm a determinação de fazer do seu povo uma chama brilhante e ardente, uma cidade acesa colocada sobre uma montanha.

 

2. A VERDADEIRA IDENTIDADE

 

Isaías prosseguiu, dando-lhes uma revelação sobre a eterna identidade deles, ainda que isso desencadeasse um certo nível de desespero nacional. Ele lhes falou sobre o que estaria vindo em seguida: a vida numa terra estrangeira, sob um governo opressivo; um sentimento de estarem totalmente abandonados; a experiência de um total desespero e um profundo dilaceramento no coração que tocaria no próprio âmago deles. Como povo, eles seriam conquistados interna e externamente. Mas o Senhor tinha um tiro certeiro. Ele lhes diria quem eles eram, acalmando o desespero dentro deles e dando-lhes algo que não haviam sentido por muito tempo: uma identidade imutável procedente do Deus Eterno.

 

Sereis chamados por um novo nome, que a boca do Senhor nomeará. (Is 62.2, NKJV)

 

Basicamente, isso significa que o Espírito Santo revelaria o coração do Pai a eles. E, surpresa, não era algo ruim! Na verdade, era realeza. Ele tinha sentimentos de realeza para com eles. Uma vida real, de influência e governo.

Sua principal estratégia para acalmar o desespero deles era dizer-lhes como Ele se sentia em relação a eles. Eles eram o creme da nata, os maiores dos maiores — realeza nas mãos do próprio Deus.

 

Serás também uma coroa de glória na mão do Senhor, e um diadema real na mão do teu Deus. (Is 62.3, NKJV)

 

Nessa passagem de Isaías, o Senhor não passou muito tempo comentando sobre a carreira deles. Em vez disso, Ele tocou em questões mais profundas, coisas do coração. Era isso o que Ele estava buscando: o coração deles. Deus colocou um maravilhoso destino individual diante de cada um de nós, e não há nenhuma vergonha em querer vê-lo cumprido até o seu glorioso fim. No entanto, fazer disso a sua meta final o deixará desiludido e perplexo.

Quando a nossa identidade está atrelada ao nosso sucesso, isso se torna um grande problema, pois, se vencemos, nos sentimos bem; caso contrário, nos sentimos muito mal. Entretanto, quando ouvimos essas palavras de Isaías, tudo muda:

 

[Eu pronunciarei um novo nome sobre vocês]. Nunca mais te chamarão desamparada, nem a tua terra se denominará jamais desolada; mas chamar-te-ão Minha-Delícia; e à tua terra, desposada; porque o SENHOR se delicia em ti; e a tua terra se desposará. (Is 62.4)

 

É o Espírito Santo que nos dá a nossa identidade. E qual é a identidade que Ele escolheu para nós? Qual é a coisa principal que Deus pensa e sente quando você vem à mente d'Ele?

 

 

3. ELE SE DELEITA EM VOCÊ

 

Outra forma de expressar isso é: "Deus, o Senhor gosta de mim!" Subitamente, começamos a entender um pouco do que Deus, o Criador, pensa sobre nós sempre que Ele olha para nós. Deus tem emoções. E Ele tem algumas emoções bem avassaladoras quando a questão é você. Faça dessa verdade uma oração e diga: "O Senhor gosta de mim. Deus, o Senhor gosta de mim. Quando o Senhor olha para mim, o seu coração começa a se mover em minha direção. Quando o meu nome é falado no céu, um sorriso se abre em sua face".

Isso pode parecer simplista demais, mas, quando você ora usando as Escrituras como um guia, elas começam a mudar pequenas coisas em seu coração (que acabam se transformando em coisas grandes depois que tudo foi dito e feito). Deus se agrada de você, Ele se deleita em você.

 

Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim os teus filhos se casarão contigo; e como a noivo se regozija com a noiva, assim o teu Deus se regozijará com relação a ti. (Is 62.5, NKJV).

 

A última parte desse versículo é impressionante. Considere o seguinte: em nossa própria vida, temos visto pessoas apaixonadas. Talvez até mesmo você tenha experimentado esse mesmo sentimento. É um júbilo inacreditável. Você poderia voar até mesmo sem tentar fazê-lo. Você poderia andar sobre as águas, flutuar no ar, até mesmo limpar o seu quarto, se houvesse uma insinuação de que a pessoa por quem está apaixonado viria visitá-lo. Você começa a perder compromissos, sair do trabalho mais cedo e abandonar amigos de toda a vida apenas para ter alguns momentos com a pessoa que mexe com o seu coração tão facilmente assim. A maneira como você passa o seu tempo, gasta energia e dinheiro muda. Agora ela está focada em algum ser arrebatador que consome sua atenção.

Esse mesmo sentimento, essa mesma batida forte do coração, esse mesmo desejo voraz é o que motiva o Noivo Celestial, Jesus, em relação a você. O Deus da Criação tem a mesma paixão por você explodindo em seu coração. Assim como o noivo olha para a noiva com alegria e desejo, o Criador tem essa mesma motivação para conosco. Deus se deleita com os seres humanos. Mais especificamente, Deus realmente se deleita com você. Ele canta, dança, e fica cheio de alegria ao pensar em você. Neste exato momento, isso pode parecer um pouquinho demasiado, como fantasia.

Falaram à maioria de nós que simplesmente devemos amar a Deus sem nenhum tipo de instrução de como isso pode ser feito, ou mais especificamente, porque isso pode ser feito. Todos nós já ouvimos a resposta normal: "Ore, leia a Bíblia e vá à igreja". Ainda que os antigos ditados regulares e práticos certamente sejam mais profundos do que lhes damos crédito, essas respostas são muito insuficientes no sentido de responderem a suas perguntas verdadeiras ou de energizarem o seu coração para ver isso se concretizando.

Obviamente, você pode ranger os dentes e seguir adiante apesar da dor, mas os humanos podem fazer as coisas através da força de vontade somente por apenas um curto período. Então, a realidade se estabelece, e a normalidade da vida cotidiana faz uma erosão nessa força de vontade, deixando-o se perguntando: "Por que eu deveria continuar assim?" Parece algo fútil e sem nenhum objetivo, mas a paixão muda tudo, e era isso exatamente o que o Senhor estava objetivando em Isaías.

A paixão é o ingrediente-chave que muda o dever em desejo, "o ter que e o deveria" em "amar e não conseguir esperar para". Você preferiria casar-se por paixão ou para demonstrar a sua maturidade e disciplina? E de que adiantaria uma grande batalha épica se ela fosse simplesmente um exercício do dever? Ninguém quer assistir a um filme no qual a batalha é travada por dever, mas é algo compulsivo quando há uma crença irresistível na premissa da guerra.

Pergunte a qualquer homem se ele preferiria descobrir que sua esposa está sendo íntima com ele por dever conjugal ou por desejo. A resposta é a mesma todas as vezes: ele quer o coração dela. Isso é simplesmente natural. Nenhum jovem sonha em algum dia concretizar suas obrigações. Os jovens querem viver os seus sonhos, a sua paixão. Eles são comovidos em seu coração e querem buscar os seus sonhos. A fidelidade, a paciência e a longanimidade certamente são marcas registradas da fé, mas a paixão... ah! simplesmente não há nenhum substituto! Quando a paixão começa, o preço termina.

Aliás, nenhum nível de perseverança pode compensar um ardor realmente emocionante. Por outro lado, esse mesmo ardor fará com que você persevere em meio a qualquer situação. Olhe para Davi e o seu coração novamente. Ele buscava a Deus de uma maneira focada. Ele tocava no deleite de Deus, e isso o arruinava para qualquer outra coisa menos do que isso. O Salmo 16.3 mostra como Davi entendia muito bem o coração do Senhor para com o seu povo.

 

Quanto aos santos que estão na terra, 'eles são aos excelentes, em quem está todo o meu deleite. (Sl 16.3, NKJV)

 

A paixão de Davi existia porque ele, na verdade, sentia o deleite de Deus sobre o seu próprio coração. Ele conseguia amar porque sentia amor. Ele conseguia deleitar-se em Deus porque sentia o deleite de Deus em si mesmo.

Quando sentirmos a paixão do Senhor por nós, quando realmente descobrirmos que Ele gosta de nós, quando sentirmos o seu constante sorriso sobre o nosso coração, seremos incendiados por uma paixão por Ele também. Não há nenhum substituto para o fato de sentirmos o amor borbulhando do coração d'Ele para com você. Ele realmente gosta de você.

O amor é a motivação principal do coração d'Ele, o dia todo, todos os dias, sem falhas e sem hesitações. É por isso que "Deus é amor". É constante e transbordante, e é para sempre direcionado a você — com o objetivo de ganhar o seu coração por completo. Tanto quanto o noivo deseja a sua noiva, assim também Deus deseja você, precisamente porque Ele é um Noivo, e você é a noiva d'Ele.

 

4. O QUE DEUS PENSA DE VOCÊ DEFINE QUEM VOCE É

 

Eu tenho três filhos incríveis. Como pai, quando olho para eles, é difícil quantificar ou descrever o quanto cada um deles encontrou um lugar em meu coração. Não é uma equação matemática. Eu simplesmente estou tão apaixonado por eles! Nós tivemos férias recentemente, e isso fortaleceu os nossos vínculos. Eles ficaram mais arraigados em meu coração, até mesmo em meio às esperadas "tensões familiares".

Digamos que, dentro de alguns anos, eu descubra que um dos meus filhos fez alguma bobagem realmente grande com dezesseis anos de idade. Certamente eu sentiria uma pontada de desapontamento, mas seria mais um sentimento de dor por ele do que uma ira cabal contra ele. Eu desejaria buscá-lo com uma paixão maior e com ações mais tangíveis porque a dor de vê-lo ferindo a si mesmo será mais forte do que os sentimentos de frustração em relação à situação.

À medida que eu comecei a pensar sobre isso, a ficha caiu: somos definidos pela forma como Deus se sente em relação a nós, e o deleite de Deus não é definido pelos nossos fracassos ou sucessos. À medida que crescemos na revelação do seu deleite e da sua busca por nós, isso começa a definir quem somos como indivíduos. Os seus fracassos e sucessos nunca mudarão a perspectiva que Ele tem de você, o seu deleite em você, ou a sua busca por você. Isso desperta o nosso amor por Ele.

Da mesma maneira que um noivo se alegra em sua noiva, Ele está se regozijando em você. Cada um de nós é definido pelo que Deus pensa sobre nós. Os pensamentos e sentimentos d'Ele são a sua verdadeira identidade, quer você entenda isso ou não. O problema é que geralmente estamos tão separados de todo esse outro mundo que não percebemos o que está acontecendo no coração do Senhor a cada momento. Isso nos deixa com apenas uma opção: simplesmente crermos em coisas que não são verdadeiras em relação à natureza d'Ele:  "Eu realmente estraguei as coisas dessa vez. Assim, acho que preciso arrepender-me mais, orar mais tempo e fazer mais coisas boas hoje do que faço normalmente, a fim de que Ele me restaure. Eu preciso descobrir uma maneira de compensar para Ele. Ele certamente vai ficar mais irado comigo dessa vez do que da última".

Quando você entender que Ele se deleita em você, isso mudará a forma como você se relaciona com Ele. Somos definidos pelo que Deus diz sobre nós, mas geralmente acreditamos piamente em mentiras sobre Ele e a sua natureza.

E se você realmente cresse que Ele gosta plenamente de você como você é? Isso não faria com que você quisesse estar mais com Ele? Será que isso não geraria um certo nível de desejo para com Ele? E será que todos aqueles mandamentos não assumiriam um tom diferente? Você poderia até mesmo encontrar-se querendo fazer o que Ele pede. De repente, todo o seu relacionamento teria um sentimento diferente. Talvez até parecesse diferente para alguém do lado de fora. Daria a impressão de que você quer fazê-lo, que você gosta de fazê-lo, que você deseja fazê-lo, em vez de que você meramente deveria fazê-lo.

 

5. O PRIMEIRO MANDAMENTO: PAIXÃO E PRAZER

 

Você já refletiu verdadeiramente no primeiro mandamento? É incrível. Exige tanto! Deus disse: "Eu quero que vocês tenham amor". Eu sempre olhava para pessoas apaixonadas e pensava: "Eu quero ser apaixonado por algo". Eu quero ter paixão por alpinismo, ciclismo, golfe, coleção de selos, corrida, qualquer coisa. Então eu vejo pessoas com paixão por Jesus.

É comovente ver pessoas que, na verdade, querem desistir das coisas simplesmente para dar mais espaço em sua vida para amarem a Jesus. Elas se livram da bagunça e devotam essa parte do seu tempo e energia para buscá-lo mais fervorosamente. Centímetro a centímetro, elas recuperam sua vida interior em Deus, levam as coisas ocultas ao mundo externo e as entregam ao Deus que descobriram que é Amor.

O Espírito Santo quer nos dizer o nosso novo nome de uma forma tão profunda que venha a mudar os próprios fundamentos do nosso coração: a nossa identidade eterna. O Espírito Santo realmente pretende revelar o que está no coração de Deus para com você. Como Ele o fará? Ele revelará os mistérios eternos — o amor e o desejo de Deus por você — ao seu coração. Ele está lhe dizendo: “Você não faz ideia nenhuma do que Ele pensa sobre você. Você se sente como se tivesse fracassado, como se o seu futuro tivesse acabado e que você vai ser um lixeiro pelo resto da vida. Mas o coração do Pai está explodindo de emoção por você. Desde o primeiro momento em que Ele colocou os seus olhos sobre você no ventre de sua mãe, as afeições d’Ele e os seus desejos nunca mudaram. Ele sempre olhou para você com alegria, deleite e paixão. Ele tem ótimos planos para você".

A coisa mais importante é que, quer eu esteja sobre um palco ou limpando vasos sanitários, Deus gosta de mim. Que esta seja a mensagem definidora sobre a sua vida: Deus gosta de você. Este é o fundamento da minha identidade. Quer seja um dia bom ou um dia ruim, eu não estou numa montanha russa emocional, porque o meu coração encontra estabilidade no fato de que eu sou amado pelo Criador. Eu sou definido pela constante realidade da afeição de Deus por mim.

Apocalipse 12.10 diz que o diabo está diante do trono de Deus, acusando-nos noite e dia. Ele está mentindo para você diariamente sobre a natureza e o coração de Deus. Ele está constantemente dizendo-lhe mentiras que você tem aceitado e acreditado piamente e pelas quais você age agora. A minha oração é que as mentiras do acusador sejam quebradas e que a sua influência seja anulada em sua vida. Eu oro para que você seja definido pelo Criador, que o criou, devido ao deleite e desejo d'Ele e para que você se tornasse o que Ele de fato quis que você fosse.

No fim do dia, somos definidos pela forma como Deus se sente a nosso respeito, e o deleite de Deus não é definido pelos nossos fracassos ou sucessos. Ele o criou para que você passasse a eternidade com o seu Filho, e não para buscar oportunidades ministeriais ou um sucesso temporário. Foi para isso que você foi criado. Esse é o seu destino, o seu futuro eterno. O seu propósito é governar e reinar num relacionamento conjugal e íntimo com o Filho do Homem pela eternidade.

E, para esse fim, é imperativo que você saiba o que está no coração d'Ele: não ira ou frustração, mas um desejo total,  pulsando fortemente no coração, um desejo voraz, que motiva Jesus a buscá-lo dia após dia. Ele gosta de você, e Ele anela a sua afeição. Ele está em busca do seu coração. Dessa forma, o seu Deus se regozijará a seu respeito. Quando percebemos que Deus gosta de nós, isso muda a maneira como nos relacionamos com Ele e com os outros diariamente.

O Espírito Santo realmente pretende revelar o que está no coração de Deus em relação a você porque simplesmente não há nenhum substituto para o fato de sentirmos o amor que borbulha dentro do coração d'Ele. Deus gosta tanto de você que Ele veio atrás de você. Enquanto o pecado ainda o separava d'Ele, Ele colocou a sua afeição sobre você e o buscou. Eu oro para que isso seja uma revelação que o avive e o desperte. Que o poder das afeições de Deus transpasse o seu coração e o desperte para um amor cada vez maior por este Homem.

 

 

Pr. Naor Pedroza

Comments


whatsapp_logo_icon_154480.png
bottom of page