Seja feliz enquanto espera

É possível ficarmos tão focados em nossos alvos e desejos pessoais que não conseguimos ser felizes enquanto eles não se realizem. Mas, quando agimos assim, estamos colocando Deus numa caixa, onde lhe dizemos como e quando queremos os nossos sonhos realizados. Mas os caminhos de Deus não são os nossos caminhos. Se você somente é capaz de ser feliz quando as coisas acontecem da sua maneira, então você está prestes a sofrer muita frustração.

Esta não é a melhor abordagem. O melhor é dizer: “Senhor, é isso que eu quero, isso é o que eu creio. Mas tu sabes o que é melhor para mim. Eu não tenho de ter as coisas da minha maneira, porque eu confio em ti”. Quando você abre mão do controle, a pressão se vai e a bênção vem.

Eu creio que precisamos orar e buscar aquilo que sonhamos em Deus, mas às vezes nos tornamos tão focados e obcecados por nossos alvos que nos tornamos desequilibrados. Qualquer coisa que você acha que precisa ter a fim de, só então, ser feliz, será usada pelo inimigo contra você. Se você pensa: “Eu tenho de passar nesse concurso”, ou “Meu cônjuge precisa mudar”, ou ainda “Eu preciso me casar para então ser feliz”, tudo isso vai mostrar onde o inimigo vai atacá-lo. Uma atitude saudável diz que, ainda que as coisas não aconteçam da minha maneira, eu confiarei que o Senhor está no controle e serei feliz hoje desfrutando da vida que Ele me deu.

Quando você diz: “Eu só serei feliz quando isso ou aquilo acontecer”, você está, na verdade, tendo a mesma atitude de uma criança emburrada e birrenta. Descanse no Senhor. Seja feliz hoje. Quando você é feliz no Senhor, coisas boas acontecem com você.

Quando você se apega tão fortemente àquilo que você sonha, isso se torna como que um ídolo em sua vida. Precisamos buscar nossos alvos em oração, mas quando essa busca se torna tão obsessiva que você só consegue orar sobre isso e pensar nisso em todo o tempo, então perdeu-se o equilíbrio. Quando agimos assim, tornamo-nos frustrados e ansiosos.

Abra mão de todo controle. Quando oramos para que a vontade de Deus seja feita e descansamos nisso, estamos dizendo ao Senhor que confiamos em seus planos para nós. Haverá tempos em nossa vida em que Deus nos pedirá que lhe entreguemos aquilo que mais desejamos. Isso é um teste. Se formos aprovados, Ele nos dará aquilo de volta ou nos dará algo ainda melhor do que imaginávamos.

A questão é: você consegue ser feliz mesmo quando as coisas não acontecem como você quer? Você é capaz de manter uma atitude de fé mesmo quando as coisas não parecem correr bem? Não estou dizendo que você deve esquecer-se da promessa de Deus ou desistir do seu sonho, o que estou dizendo é que você deve rejeitar toda preocupação e ansiedade. Não se permita prostrar-se em frustração. Descanse que Deus vai fazer o milagre da maneira e no tempo d’Ele.

O tempo certamente é um grande teste. É fácil ficar desanimado e frustrado quando nossos sonhos e alvos não acontecem no tempo que esperávamos. Nós não temos controle sobre o tempo. Nós podemos plantar a semente e aguá-la, mas somente Deus pode fazer o sol brilhar sobre ela. Só o Senhor pode fazê-la crescer. Honre o Senhor, crendo, descansando e também sendo feliz mesmo quando espera. Quando permanecemos felizes no meio da espera, estamos declarando que confiamos que o Senhor fará a sua vontade em nossa vida.

ABRA MÃO DO CONTROLE

Não podemos controlar aquilo que acontece conosco, mas podemos controlar a forma como respondemos, a nossa atitude. Talvez você estava esperando aquela promoção, mas ela foi dada a outro menos qualificado que você. Decida confiar no Senhor. Não fique amargurado ou cheio de reclamações, apenas creia que Deus tem algo melhor para você. Não foi como você queria, mas pode ser melhor. A sua história com Deus não acabou. Enquanto isso, decida ser feliz no lugar onde você está.

Não fique frustrado por coisas que você não pode mudar. Você está na palma da mão de Deus. Nada acontece com você que Ele não saiba. Grande parte de nossa frustração na vida é porque estamos tentando controlar coisas que nunca deveríamos controlar. Tentamos controlar o que as pessoas pensam sobre nós. Controlar o que o nosso cônjuge faz. Controlar quando um sonho deve se realizar. Quando as coisas não acontecem da maneira como queremos, então tentamos controlá-las.

Você deve aceitar o fato de que não pode controlar todas as coisas ao seu derredor. A única coisa que você pode controlar cem por cento do tempo é a sua atitude, a sua resposta. A vida é dez por cento o que acontece com você e noventa por cento como você responde. Você não pode controlar quando alguém o agride, mas pode controlar se ficará ou não ofendido. Você recebeu um diagnóstico ruim, você não tem controle sobre isso, mas você pode decidir se viverá abatido e amargurado. Ponha o seu foco no que você pode controlar. Não fique infeliz por algo que você não pode mudar. Moro numa cidade quente. Não há nada que posso fazer sobre isso, então decidi viver feliz e ignorar o calor. Se você somente consegue ser feliz quando as coisas acontecem da maneira que você quer, então prepare-se para uma vida cheia de frustração e infelicidade.

NÃO PERMITA QUE O INIMIGO ROUBE A SUA ALEGRIA

A vontade de Deus é que desfrutemos de cada dia de nossa vida. O Senhor nunca planejou que passássemos pela vida deprimidos, nos arrastando em tristeza e desânimo. O Senhor Jesus disse que veio para que tivéssemos vida e vida em abundância (Jo 10.10). A vontade do Pai para nós é vida em sua plenitude.

Mas precisamos entender que felicidade é uma decisão pessoal. Não é algo que vai nos atingir automaticamente. Nós temos de escolher ser felizes. Nós escolhemos desfrutar da vida. Não dá para ficarmos parados esperando que tudo esteja perfeitamente certo e alinhado para só então decidirmos ser felizes. Alguns planejam ser felizes depois que tiverem todos os problemas resolvidos. Outros pensam que primeiro precisam ganhar dinheiro, e ainda outros planejam primeiro se casar para um dia serem felizes. Deus quer que você seja feliz hoje.

Entenda que, no meio de cada circunstância de sua vida, Deus está no controle. Mesmo que hoje você não entenda e as circunstâncias pareçam difíceis, mantenha sua cabeça erguida e o sorriso nos seus lábios, pois o Senhor está dirigindo os seus passos. O Salmos 37.23 diz que o Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz. Deus está no controle até mesmo do seu caminho.

Quando você acorda de manhã, você pode escolher desfrutar daquele dia ou continuar focado no seu problema, focado no que você não tem ou naquilo que está errado em sua vida. Se escolher esse caminho, vai perder a vida abundante que Deus tem para você. Não perca a sua alegria por causa de coisas pequenas e insignificantes que realmente não importam.

NÃO COMPLIQUE, MAS CREIA

Frequentemente, somos limitados em nosso pensamento. Sempre questionamos quando iremos alcançar nosso sonho. Não vemos em nós o talento, os recursos financeiros ou as conexões necessárias. Como o meu casamento será restaurado? Como poderei algum dia me livrar das minhas dívidas? O problema é que olhamos essas coisas com os olhos naturais, numa perspectiva limitada. Mas o nosso Deus é sobrenatural e tem para nós soluções sobrenaturais. Não é porque não vemos uma saída que Deus não tenha uma saída.

Deus pode abrir uma porta diante de você que o leve a um novo nível. Deus pode todas as coisas. Você talvez esteja pensando em ter mais um ano comum, mas Deus tem planejado algo sobrenatural para você. Você pensa em ter o suficiente, mas Deus tem planejado prosperidade e abundância. Você tem tentado sobreviver, mas Deus diz que é tempo de prosperar. Deus tem preparado um favor sobrenatural para você. Oportunidades sobrenaturais, cura sobrenatural, restauração sobrenatural. Deus quer fazer coisas novas em sua vida. Comece o ano com uma expectativa em seu coração e uma santa empolgação em seu espírito. Este não será um ano comum, mas será um ano sobrenatural. Um ano de realização de sonhos. Um ano em que você vai descobrir talentos que nem imaginava possuir. Um ano em que você se tornará mais forte e saudável.

Qual deve ser a sua resposta diante de tudo isso? Simplesmente creia. Declare ousadamente que a bondade de Deus o alcançou e creia no sobrenatural. Não complique as coisas. Não procure enumerar todas as razões pelas quais nada disso pode acontecer. Apenas creia. Você verá bênçãos explosivas e suprimento sobrenatural. Este é o seu ano para desfrutar de favor superabundante. Espere por oportunidades sobrenaturais. Creia por sonhos realizados. Desfrute da vida e seja feliz. Esses são os pensamentos de Deus a seu respeito. Você vai ver coisas maiores.

Perguntas para compartilhar:

  • Você consegue ser feliz mesmo quando as coisas não acontecem como você quer?
  • Você é capaz de manter uma atitude de fé mesmo quando as coisas não parecem bem?

 

Tags