O segredo da liderança bem-sucedida de Neemias

Creio que a excelência começa como resultado de uma vida de oração eficaz. Sempre que olho para o que Deus tem feito em nosso meio, não consigo encontrar outra razão que não sejam nossas constantes orações. Existem outros princípios para alcançar uma liderança bem-sucedida, mas creio que a oração deve ocupar o primeiro lugar na sua escala de prioridades da liderança. Neemias é um exemplo de liderança para nós. O livro de Neemias fala de oração todo o tempo. Ele soube combinar oração com atitudes certas, e isso produziu uma liderança eficaz. Esta é uma forma infalível.

As palavras de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu na cidadela de Susã, veio Hanani, um de meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes perguntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusalém. Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas. Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus. E disse: Ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos! Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado. Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo. Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa. Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem-sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei. (Ne 1.1-11).

Neemias viveu no período do exílio na Babilônia, quando o povo de Judá foi levado cativo. Sua história começa quando ele recebe notícias de que Jerusalém estava toda destruída. Os muros estavam caídos, os ricos oprimiam os pobres, o pecado da idolatria era uma prática normal no meio do povo, realmente uma terra assolada pela destruição e pelo pecado. Neemias fica indignado com a condição de seu povo e isso o leva a orar e jejuar a fim de voltar a Jerusalém e reconstruir seus muros. Nessa época, ele era copeiro do rei, um cargo de confiança e prestígio. Mas a oração de Neemias abre portas para um novo tempo em sua vida e na vida do povo de Deus.

Trecho retirado do livro Liderando Crianças com Excelência, da Pra. Márcia Silva.

Tags