O poder do favor

O que Deus tem preparado para você no seu futuro não pode ser alcançado por você mesmo na sua força própria. Os lugares para onde ele vai te levar, você não poderá chegar lá sozinho. Haverá inúmeros obstáculos que parecerão impossíveis de ser superados. Mas a boa notícia é que Deus colocou algo em você, que lhe dá uma vantagem, algo que abrirá portas que você não pode abrir, algo que fará você se destacar na multidão, isso é o favor, a graça de Deus sobre você. O favor o levará a receber coisas que não merece. Você não era o mais cotado para aquela vaga de emprego, mas você será o escolhido. Você nunca poderia ter passado naquele concurso, mas o Senhor o colocará lá. Pessoas que eram contra você, por alguma razão vão mudar de opinião. Quando isso acontecer saiba que não foi coincidência, foi o favor de Deus. Você pode trabalhar duro, ser fiel e dedicado. Isso é importante, mas somente o levará até um certo nível. Mas quando Deus soprar o seu favor sobre você coisas que você nunca poderia realizar por si mesmo vão acontecer. Um toque de favor vale mais do que uma vida inteira de trabalho. Apenas um telefonema, um encontro por acaso, conhecer uma pessoa certa irá levá-lo a um novo nível. Não estou exortando você a entrar no favor, mas a permanecer nele. Você é filho, por isso já tem favor. Por isso prepare-se para o favor. Deus está prestes a fazer algo incomum na sua vida. E quando acontecer ninguém poderá explicar, nem você poderá receber o crédito porque isso é o favor de Deus. Gostaria de compartilhar algumas verdades a respeito do favor de Deus.

1. Deus nunca pedirá que você faça algo sem lhe dar o favor para realizá-lo
Porém Noé achou graça diante do SENHOR. Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. Gn. 6:8-9. Noé andava com Deus. Na linguagem do Novo Testamento Noé era alguém que andava no Espírito. Quando andamos no Espírito o resultado é integridade e retidão. Como Noé você tem achado graça diante de Deus. Deus o mandou construir uma Arca, mas Noé não era um construtor, essa não era sua profissão. Parecia impossível para ele, mas Deus nunca pedirá que você faça algo sem lhe dar o favor que você precisa para realizá-lo. Você tem favor, mas a pergunta é: você tem fé? Talvez você diga que não tem os recursos, não conhece as pessoas certas e não tem o talento necessário. Mas você tem algo que compensa tudo isso, você tem o favor de Deus sobre a sua vida. É bom ter educação, mas a educação por si só não é suficiente. O talento por si só não é suficiente. Você precisa de favor para onde está indo. Você pode não conhecer as pessoas certas, mas não se preocupe, Deus já estabeleceu conexões divinas, pessoas que entrarão em sua vida e usarão sua influência para abrir portas para lhe dar oportunidade, que o levarão adiante. O favor na sua vida fará com que as pessoas certas apareçam. Você não precisará bajular, manipular e nem tentar convencer ninguém a gostar de você. Se alguém não quer abençoá-lo, esse é o sinal de que você não precisa dele.

Não perca tempo tentando conquistá-lo, porque as pessoas que Deus preparou para você não têm escolha. Mesmo que elas não gostem de você, elas o ajudarão de qualquer maneira. Você não precisa encontrá-las, elas o encontrarão. Continue apenas honrando a Deus e esperando por coisas boas na sua vida. Nos dias de Noé os homens tinham decaído ao máximo. Deus poderia simplesmente ter destruído a todos, mas escritura diz que Noé achou graça diante de Deus. Por que ele encontrou favor e não todas as pessoas ao seu redor? Noé poderia ter se encaixado fazendo o que todo mundo fazia, mas ele escolheu andar com Deus. Quando você honra a Deus, quando o mantém em primeiro lugar, encontrará favor aos olhos do Senhor. Uma definição de favor é: endossar, trazer destaque, dar notoriedade. É ótimo ter o apoio das pessoas, mas prepare-se, o Criador do universo está prestes a apoiá-lo, endossá-lo. Deus fará com que coisas tão grandes e tão incríveis aconteçam, que as pessoas reconhecerão que não poderia ter sido você. O favor fez com que você fizesse o que parecia impossível. Como você obteve tanto sucesso? Como você chegou tão longe? Deus te apoiou, ele mostrou seu favor, para que as pessoas soubessem que você pertence a ele.

2. Ter favor não significa que você não terá problemas, mas o favor impedirá que os problemas o derrotem
Se eu tenho favor, por que então estou tendo tantos problemas? Por que essas pessoas se opõem a mim? Por que os negócios estão indo mal? Ter favor não significa que você não terá problemas, mas favor é impedirá que os problemas o derrotem. No caminho do favor nós passamos por muitos testes. Mas ele são apenas uma ocasião para Deus nos mostrar ainda mais favor. O favor não manteve Daniel longe de tribulações, mas os problema foram uma ocasião para Deus endossar e promover Daniel, foi a ocasião para dar-lhe destaque e notoriedade. Um decreto tinha sido feito dizendo que ninguém poderia orar a nenhum deus, exceto ao rei. Daniel adorava a Jeová, e mesmo sabendo disso resolveu não se comprometer e então continuou orando normalmente com a janela do quarto aberta (Dn. 6). Algumas pessoas o viram, e o denunciaram diante do rei. Daniel foi então jogado na cova dos leões. Esse era para ter sido o fim, mas, por alguma razão, os leões não conseguiam abrir a boca. Eu até posso ouvi-los conversando: “Estou com fome, quero devorar esse cara, mas minhas mandíbulas estão presas”.

O favor não o mantém fora da cova dos leões, mas o favor impede que os leões te prejudiquem. Na manhã seguinte o rei foi ver o que tinha acontecido a Daniel. Quando ele descobriu que ele estava bem, ele ordenou: “a partir de agora, todos devem adorar o Deus de Daniel”. Alguém pode pensar que talvez tenha sido um golpe de sorte, pois os leões não estavam com fome naquele dia. Quando trouxeram Daniel para fora, o rei mandou que eles jogassem na cova os que tinham acusado Daniel e antes de atingirem o fundo do poço, os leões os despedaçaram. As pessoas não tiveram dúvidas que o Senhor estava do lado de Daniel. Deus fará coisas que o levarão a ter destaque, coisas que o levarão a novos níveis de influência e credibilidade. As pessoas podem debater o que você diz, mas não podem debater o que veem. Quando elas virem você se formando na faculdade, quando virem você liberto do vício, vencendo a enfermidade, quando o virem sair ileso da cova dos leões, elas saberão que a mão de Deus está na sua vida. Não preste atenção naqueles que julgam você por causa das tribulações que você enfrenta hoje, porque elas são a oportunidade de Deus dar a você maior destaque.

3. O favor é o selo de Deus sobre você
Davi passou anos nos campos como pastor, cuidando das ovelhas do pai. Tenho certeza que às vezes ele pensava: não tenho favor, nunca farei nada importante, estou preso aqui, ninguém acredita em mim. Mas a verdade é que você não precisa que as pessoas acreditem em você, o Deus Altíssimo acredita em você. Quando Davi derrotou Golias, ele foi colocado num novo nível que compensou todos os anos de solidão. Você pode pensar que está ficando para trás e que já é tarde demais para realizar um sonho. Saiba que Deus pode fazer num momento algo que o colocará 50 anos adiante. Esse é o poder de Deus te apoiando.

Você já viu em certos produtos um selo de aprovação? Eles colocam do lado de fora da caixa o selo de uma empresa aprovando o produto. Pode ser um produto pouco conhecido, ninguém nunca ouviu falar dele, mas quando essa grande empresa coloca seu selo, esse produto ganha respeito e notoriedade, não por causa do que é, mas por quem o endossou. O Senhor está prestes a colocar seu selo em você. Ele já aceitou e aprovou você, mas está prestes a tornar pública essa aprovação. Ele vai mostrar às pessoas que você pertence a ele.Ele já selou você por dentro com o seu Espírito, mas agora ele vai mostrar esse selo por fora para que todos saibam que você é filho favorecido. Você vai conseguir o que não conseguiria por conta própria. Você vai derrotar gigantes que são muito maiores. As pessoas não acham que você tem chance, porque elas não veem o favor sobre a sua vida. Mas quando o favor de Deus se manifestar elas não terão mais dúvidas – o Senhor está do seu lado.

4. Nada pode resistir um homem favorecido
Os irmãos José o jogaram em um poço e o venderam como escravo. Depois ele foi falsamente acusado e preso por algo que não fez. Todas as probabilidades estavam contra ele, mas a escritura diz: “José tinha favor em tudo o que fazia”.
José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Gn. 39:1-2. E o senhor de José o tomou e o lançou no cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; ali ficou ele na prisão.  O SENHOR, porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro. Gn. 39:20-21

Você pode enfrentar alguns obstáculos e situações injustas, mas isso não significa que você não tem favor. As lutas chegam a todos nós, mas o favor é o motivo de você não ficar por baixo e sempre voltar ao topo. José passou 13 anos em segundo plano, sendo negligenciado, maltratado e enfrentando muitas noites solitárias. Mas ele não ficou amargo, antes continuou esperando no Senhor. Num certo dia Faraó teve um sonho que ninguém podia interpretar, então eles trouxeram José. Ali em pé diante de Faraó, o homem mais poderoso na terra, José interpretou o sonho, e faraó ficou tão impressionado que fez de José o primeiro ministro, o segundo em comando. Eu imagino que essa reunião não durou mais que uma hora. José entrou como um escravo escoltado por guardas, e uma hora depois saiu como primeiro ministro rodeado de assessores e secretários. Você não imagina o que Deus pode fazer em uma hora. Você pode ter passado anos de sofrimento, anos de negligência, anos sem ver nada acontecendo, mas em uma hora você não apenas será livre da prisão como terá seus sonhos realizados.

Como isso pode acontecer? O favor fará isso em sua vida. Quando Deus soprar sobre você, as portas sobrenaturais se abrirão, os obstáculos que parecem permanentes serão tirados e as pessoas que estavam contra você de repente lhe serão favoráveis. Anos mais tarde, os irmãos de José foram ao palácio à procura de comida, os mesmos que o jogaram na cova. Havia uma grande fome em seu país e eles haviam viajado para o Egito. Nem sabiam que agora José estava encarregado do suprimento de comida, ele era o primeiro ministro. Eles fizeram o possível para mantê-lo por baixo, mas Deus sabe como endossar, ele sabe como colocar você em uma posição de destaque. Você pode se sentir como se estivesse em um poço hoje, mas não desanime, todos nós passamos por isso ao longo do caminho. A boa notícia é que esse não é o seu destino final, Deus está se movendo. Quanto maior for a oposição, maior será o endosso, quanto mais o inimigo tentar puxá-lo para trás, mais você avançará para frente. É assim como um arco e flecha, o inimigo pensa que está puxando você para trás para resisti-lo, o que ele não percebe é que está preparando você para ser disparado mais longe do que você jamais imaginou. Quando chegar a hora, você terá destaque, será alçado a novos níveis de influência, liderança, respeito, prosperidade e credibilidade. Quando os irmãos viram José e perceberam quem ele era, quase desmaiaram. Pensaram que tinham se livrado dele, mas o que eles intentaram para o mal Deus usou para o bem.

Deus não vai apenas te libertar ou te apoiar, ele vai te colocar em uma posição de destaque, onde as pessoas poderão vê-lo sendo honrado, respeitado e admirado. Deus sabe como fazer com que você seja visto sob uma luz diferente. Não desanime por causa do lugar onde você está. Deus está vendo o que está acontecendo e o que as pessoas falam a seu respeito. Não se preocupe, o seu endosso não está vindo das pessoas, mas do Senhor. Ele fará coisas que estão fora do seu alcance, coisas que você não poderia fazer acontecer. Não só você será surpreendido, mas também as pessoas ao seu derredor. É incrível o que Deus pode fazer em uma hora. Veja José se encontrando com o faraó. É incrível o que Deus pode fazer da noite para o dia – Observe Daniel protegido na cova dos leões. Deus já tem alguns desses momentos preparados para você. Você não pode vê-lo agora. Não se preocupe com o tempo, apenas mantenha-se fiel. José teve problemas por 13 anos, mas levou apenas uma hora para sair. Ele acordou naquela manhã pensando que seria mais um dia comum, o que ele não sabia é que era o seu dia de ser endossado. O que Deus tem para você vai acontecer inesperadamente. Davi pensou que iria apenas levar mantimentos para seus irmãos na frente de batalha, mas o que ele não sabia é sua história seria mudada naquele dia. Golias foi o trampolim para o trono. Você está fazendo a coisa certa, honrando o Senhor e inesperadamente alguém vai lhe oferecer uma posição ou você conhecerá a pessoa da sua vida.

5. O favor é o endosso do Pai sobre você
Você está em segundo plano há tempo suficiente, servindo fielmente, ajudando outras pessoas sem reconhecimento, mas a sua hora está chegando. Josué serviu a Moisés por quarenta anos. Creio que ele pensava que esse era o seu chamado e que nada mais aconteceria. Mas Deus tinha outros planos para ele. Não pare de servir. Seja fiel no pouco e Deus o colocará sobre o muito. Os que servem de coração com alegria sempre serão promovidos por causa do favor. Então, disse o SENHOR a Josué: Hoje, começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, como fui com Moisés, assim serei contigo. Js. 3:7. Deus disse a Josué: “Hoje começarei a te fazer grande aos olhos de todos os israelitas”. Deus estava dizendo: Hoje vou endossar você Josué. Estou prestes a levantá-lo. As pessoas verão a grandeza que eu coloco em você. Você esteve em segundo plano servindo a Moisés, sendo fiel, mas hoje você está entrando em primeiro plano. Vai chegar o tempo em que ele te fará grande, fará com que você se destaque, e você realizará coisas que nunca sonhou que poderia fazer. Você o conhecerá e as pessoas ao seu redor verão a grandeza em você. Deus sabe como tornar sua vida significativa. Deixe que a glória de Deus seja vista através de você. Deus quer fazer de você um exemplo de sua bondade. Se você andar com humildade e sempre der o crédito a Deus, não há limites para o quão alto ele o levará.

6. Fazer a vontade de Deus nos coloca no favor
O ensino comum é que o nosso sonho nos promoverá. Mas o ensino da escritura é que fazer a vontade de Deus nos colocará no favor. Permanecer no favor é não se desviar nem para a direita e nem para a esquerda. Quando oramos diante de cada escolha, para fazer a vontade do Pai, o resultado será a exaltação do favor.Você pode sonhar o quanto quiser, isso não é ruim, mas saiba que no final o que conta é a vontade de Deus.Havia uma jovem judia nas escrituras chamada Ester. Ela era órfã e vivia no exílio na Pérsia, não parecia que poderia realizar algo significativo. Mas um dia o rei estava procurando uma nova rainha. Ele decidiu fazer um concurso de beleza em todo o país, onde escolheria a próxima rainha. Ester foi colocada no concurso. Ela nunca tinha sonhado em ser rainha, nunca teve o treinamento para isso, e nem vinha de uma família proeminente. Eles alinharam todas as jovens na frente do rei, eram todas lindas, todas vestindo a última moda, todas com os melhores cabelos e maquiagem. Eu posso imaginar o rei olhando para seus currículos. Algumas delas vieram de famílias ricas e influentes, outras tinham currículos impressionantes e boa educação. Havia muitas opções óbvias, mas por alguma razão o rei escolheu Ester, uma órfã e estrangeira. O favor de Deus fará com que você se destaque, o favor dele fará com que você seja o preferido. Eles poderiam ter escolhido alguém para o contrato, por algum motivo, eles escolheram você. Eles poderiam ter comprado qualquer casa na vizinhança, por algum motivo, eles gostaram mais da sua. Havia muitos estudantes que mereciam a bolsa, mas por algum motivo eles o escolheram. Deus sabe como torná-lo atraente. Às vezes eles nem sabem o porquê, apenas sabem que gostaram de você. Isso é Deus sorrindo para você.O favor é mais poderoso que o seu currículo. O favor o levará aonde você não tem as qualificações para chegar. O favor abrirá portas que o deixarão perplexo. Você dirá: “Como cheguei aqui? Eu era o menos provável! O favor fará com que a oportunidade chegue até você. Ester não estava procurando por essa posição, a posição chegou até ela. Ela saiu da periferia e foi direto para o trono.

Por que Deus nos dá o seu favor?
Favor não é ter uma casa maior, um carro melhor ou mais patrimônio. Não há nada errado com isso, mas não é por isso que Deus vai favorecer você. O favor de Deus é para cumprir seu propósito e promover o seu reino. José recebeu favor para salvar o mundo da fome. Ester recebeu favor para livrar os judeus da morte. Josué recebeu favor para introduzir o povo em Canaã. Noé recebeu favor para construir a Arca. Daniel recebeu favor para fazer o nome de Deus conhecido. Você também receberá favor para um propósito divino. A sua cura pode ser para a salvação da sua família. A sua prosperidade pode ser para sustentar muitos pastores e missionários. Sua promoção a um cargo importante pode ser para ajudar a igreja a avançar. Você simplesmente não sabe, apenas se lembre que o favor é para um propósito divino. Hoje estou falando para jovens. Há um futuro glorioso diante de você. Permaneça no favor e a seu tempo o Senhor vai endossá-lo. Gostaria de mencionar três coisas que farão um jovem permanecer no favor.

1. Alegre-se no Deus feliz
Não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força. Ne. 8:10. A Palavra de Deus diz que a alegria do Senhor é a nossa força. Veja bem que é a alegria do Senhor e não a nossa própria alegria. Mas qual é a alegria do Senhor? Será que podemos dizer que Deus está alegre? O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. Sf. 3:17. A Palavra de Deus declara que o Senhor se alegra em nós com intenso júbilo. Essa é a alegria do Senhor. Ele olha para nós e nos vê perfeitos em Cristo e por isso se alegra. A alegria dele não é baseada em nosso próprio bom comportamento ou justiça própria, mas em Cristo. A alegria do Senhor se torna a sua força quando você compreende que ele esta alegre com você por causa de Cristo. Quanto mais você vê o céu sorrindo para você, mais você compartilha da alegria do Senhor.O evangelho da graça é na verdade o evangelho do Deus feliz. Segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado. I Tm. 1:11.

Esse texto de I Timóteo é muito interessante. Ele faz uma descrição de Deus verdadeiramente peculiar. A palavra “bendito” no grego é makarios que significa feliz, Bem-aventurado. Paulo diz que ele prega o evangelho da glória do Deus feliz. A palavra usual para bendito é eulogia, mas aqui Paulo usa a palavra makarios, que significa feliz e até exultante, alguém que está pulando de alegria. Nós pregamos um Deus feliz e não um Deus irado sempre a ponto de perder a paciência e nos castigar a qualquer momento. Essa não é maneira como o mundo vê o Pai, mas a verdade é que ele é um Deus feliz. Como precisamos conhecer o Pai mais profundamente! Precisamos ter os nossos olhos constantemente abertos para ver mais dele em Cristo. Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. Jr. 9:23-24.Por que Deus está feliz? Porque ele está satisfeito com a obra do seu Filho Jesus Cristo na cruz do Calvário. Ele é feliz quando assumimos que somos pecadores e nos achegamos unicamente confiados na obra de Cristo. Quando o Senhor estava na terra muitas pessoas vieram a ele. Alguns vieram para ouvi-lo como mestre. Eles o viam como superstar e talvez quisessem saber o seu segredo para fazer tantas curas e atrair tantas multidões. Se fosse hoje muitos viriam para pedir autógrafos ou tirar uma selfie ao seu lado. Eles o viam como mestre, mas não como salvador.

Se você está se afogando no mar e vê alguém na praia você espera que ele seja o seu salvador, o salva-vidas. Mas talvez ele lhe diga: “você já leu meu livro? Como aprender a nadar em dez lições!” Isso obviamente não faz nenhum sentido. O Senhor não é resposta para aqueles que o buscam como um mestre ou como modelo. Evidentemente Cristo é o maior mestre e o mais perfeito modelo, mas vê-lo assim não irá salvá-lo. Para todos aqueles que vieram a ele como mestre o Senhor deu ensinos que eles jamais seriam capazes de cumprir, mas para aqueles pecadores que vieram não para aprender, mas para serem salvos, ele revelou o seu amor e profunda compaixão. Se você diz que não tem pecado, o Senhor não pode fazer coisa alguma na sua vida, pois ele é o salvador dos pecadores. Somente pecadores são recebidos pelo salvador. Se você diz que é completamente pecador ele lhe responderá que é completamente salvador, mas se você diz que é apenas parcialmente pecador ele será apenas parcialmente salvador. Tudo depende de como você se apresenta. O que faz Deus feliz é quando os pecadores vêm a Ele. Quando ele pode perdoar os pecados pela obra da cruz, pelo sangue Jesus, então ele é feliz. Quando nos julgamos justos e merecedores nós entristecemos a Deus, mas quando nos achegamos confiados apenas nos méritos de Cristo nós podemos contemplar a glória do Deus feliz.

2. Ande em humildade
A Palavra de Deus diz claramente que Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde. Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte. I Pe. 5:5-6. Não tenha receio de se humilhar. Ninguém pode realmente te humilhar, somente você mesmo pode se colocar na posição de servo. Quanto mais você se humilha mais favor recebe sobre a sua vida.O evangelho diz que o próprio Senhor Jesus crescia em graça, ou seja, favor. E porque isso acontecia? Simplesmente porque ele se humilhava obedecendo a José e Maria. Sendo Deus na forma de homem ele se submetia. Não temos como avaliar tanta humildade.

3. Espere o tempo do Senhor
A herança era para o filho pródigo. Apenas não era ainda o tempo dele recebê-la. Mas quando ele desonra o seu pai e pede a herança antes da hora ele perde o favor. Ele foi e gastou tudo o que tinha com dissipações, até chegar ao ponto de passar fome e desejar comer das comidas dos porcos.Não se exaspere se as coisas parecem demorar a acontecer na sua vida. Alinhe seus sonhos. Continue honrando a Deus e sendo fiel. Seja fiel no pouco porque as cortinas estão prestes a se abrirem e você será promovido e endossado pelo Pai. Ele o levará da obscuridade à notoriedade. Deus está prestes a mostrar às pessoas quem você realmente é. Acredito e declaro que você está entrando em um novo nível de destaque e de influência, um novo nível de prosperidade. As pessoas verão a grandeza que ele colocou em você, em nome de Jesus.

Tags