Motivações para o evangelismo

Em Efésios 4.11, lemos que “ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres”. Tais funções ou ministérios estão na igreja não para serem algum tipo de hierarquia eclesiástica, mas eles cumprem um propósito.Para que temos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres? A resposta está no verso 12: “Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos”. A palavra “aperfeiçoar” aqui pode também ser traduzida como “treinamento”. Assim, eles estão aqui para o treinamento dos santos. Mas os santos são treinados para quê? O texto continua: “Para o desempenho do seu serviço”. Existe um serviço que todo santo deve fazer e para tanto deve ser treinado. Na versão Revista e Corrigida, a expressão aqui é “para a obra do ministério”. A obra do ministério é feita pelos ministros e, como sabemos, cada crente foi feito um ministro. É absolutamente vital que cada ministro saiba qual é a obra do ministério que ele deve desempenhar.

Mas qual é a obra do ministério ou o serviço que todo santo deve fazer? Mais uma vez, temos a resposta no fim do verso 12: “A edificação do corpo de Cristo”. O serviço dos santos é a edificação do corpo. O corpo aqui é apenas mais uma ilustração da igreja. O que está no centro do coração de Deus é a igreja, que é composta pelos muitos filhos semelhantes a Jesus. Entretanto, ainda não temos clareza sobre em que exatamente consiste o serviço ou o ministério na prática. O que todo crente deve fazer de maneira prática para estar desempenhando o seu serviço e assim edificar a igreja?Imagine se eu perguntasse: “Vou dizer cinco coisas que um profissional faz e você me diz que profissional é esse. Ele aprende a fazer psicoterapia, aconselhamento, aplicar testes psicológicos, fazer seleção de pessoal e cuidar de deficientes mentais. Que profissional é esse?” Você acertou se disse psicólogo.

É mais ou menos isso que Paulo faz aqui. Ele lista as matérias do curso e seus treinadores para mostrar o conteúdo do trabalho a ser feito depois. Apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre apenas demonstram o trabalho que todo crente deve desempenhar. Todo crente deve ser treinado para fazer o serviço que envolve essas cinco coisas.Em nossa visão, definimos isso em outras palavras: ganhar, consolidar, treinar e enviar. O nosso trabalho de gerar envolve pelo menos essas quatro coisas. Entretanto, para executá-las, precisamos ser treinados. O evangelista não está aqui apenas para evangelizar, mas para treinar os santos para evangelizar. O pastor não está aqui exclusivamente para pastorear, mas para treinar cada crente para apascentar ou consolidar. O mestre não é aquele que sabe tudo, mas aquele que treina o rebanho para discipular. Apóstolo significa “enviado”. Assim, todos os crentes precisam ser enviados. Deus chamou alguns para serem pastores,mas chamou outros para serem médicos ou engenheiros. Cada um deve ser enviado de acordo com o seu chamado. Todavia, não importa qual seja o seu chamado, o seu trabalho não muda. O trabalho de todo crente é edificar o corpo ganhando, consolidando, treinando (ou discipulando) e enviando.

Curso de Treinamento de Líderes, Nova Edição,
Volume 2 Pr. Aluízio A. Silva