Honra

Honra é a decisão de atribuir valor e importância a outra pessoa, considerando-a digna de grande respeito, consideração e amor. A base dos relacionamentos é o respeito e a honra, mas somos uma geração que não sabe honrar. Desonramos uns aos outros e colhemos as consequências de relacionamentos superficiais e egoístas. Entre todos os nossos relacionamentos, o mais importante é o que temos com os nossos pais.

Por que devemos honrar os nossos pais?
1- Porque, ao honrá-los, estamos honrando uma parte de nós mesmos
Nunca poderemos escapar de nossos pais, pois os trazemos em nosso próprio corpo através do DNA. Por isso, quando os desonrarmos, destruímos lentamente nossa própria autoestima, pois, se aquele que me gerou não presta, eu não posso ser grande coisa. Assim, em primeiro lugar, honrar os pais é importante para termos equilíbrio emocional e uma vida saudável.

2- Ao honrá-los, evitamos repetir os erros que eles cometeram.
Assim, em primeiro lugar, honrar os pais é importante para termos equilíbrio emocional e uma vida saudável. Quando desonramos nossos pais, damos o primeiro exemplo aos nossos filhos de como nos desonrar e, assim, alimentamos um ciclo interminável de destruição.

3- Ao desonrá-los, estamos, na verdade, desonrando a Deus.
Ninguém escolhe os próprios pais, portanto eles são um arranjo de Deus. Assim, ao desonrá-los, estamos nos rebelando contra Deus e sua vontade. A desonra aos pais é um ataque direto contra Deus que resulta na incapacidade de nos submetermos à vontade do Senhor e na dificuldade de nos relacionarmos com a imagem paterna de Deus.

4- A honra nos garante vida longa sobre a terra.
A Bíblia nos ordena a honrar nossos pais, porque quando os honramos, estamos honrando aquele que os estabeleceu sobre nós. E Deus honra os que o honram. Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. (Dt 5.16).

Portanto, diz o Senhor, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos. (1Sm 2.30).
Mas vós dizeis: Se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: É oferta ao Senhor aquilo que poderias aproveitar de mim; esse jamais honrará a seu pai ou a sua mãe. E, assim, invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição. (Mt 15.5,6).

Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. (Rm 13.7). Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. (Rm 13.7). Se quisermos ver as bênçãos de Deus sobre nós, precisamos obedecer às suas ordens. Honrar pai e mãe é um mandamento e não uma opção, independentemente de nossos pais merecerem ou não, de nos amarem ou não, nós o fazemos em obediência a Deus, e o Senhor nos honrará.

honra aos pais deve ser demonstrada com algumas atitudes práticas
1- Servindo.
2- Abençoando financeiramente e com presentes.
3- Obedecendo.
4- Respeitando.
5- Através de boas palavras e elogios (a sós e diante dos amigos e parentes).
6- Não sendo insensível, antes, totalmente sensível às suas necessidades.
7- Sendo honesto e transparente com eles, – -falando sempre a verdade.
8- Sendo honesto e transparente com eles, falando sempre a verdade.
9- Fazendo uma festa de honra, se desejar.

Festa de honra.
A festa de honra é um evento que todos nós podemos e devemos realizar para nossos pais, a fim de termos um momento especial de pedido de perdão, arrependimento e honra. Diante do mundo espiritual, esse é um evento poderoso em nossa vida. A festa pode ser feita para ambos ao mesmo tempo ou separadamente, segundo as condições de cada um. O mais importante é separar um dia especial para isso, escrever uma carta aos pais pedindo perdão e honrando-os por tudo o que fizeram pelos filhos. Se possível, dando a eles um presente significativo e lavando seus pés em sinal de humilhação e honra. Fazer isso na frente de pessoas que eles amam e admiram aumenta ainda mais a honra.

Temos feito essa cerimônia no prédio da igreja, tanto no Dia das Mães quanto no Dia dos Pais, e têm sido reuniões poderosas, em que muitas cadeias de mágoa e separação são quebradas e relacionamentos entre pais e filhos são restaurados. Contudo, uma festa particular também é muito preciosa e uma grande libertação acontece na vida de todos através desse ato profético. Realizei uma festa assim para o meu pai e honrei a minha mãe em uma das festas de honra realizadas pela igreja. Hoje, posso testemunhar o quanto Deus operou em minha vida depois disso.Deus se agrada quando honramos os nossos pais, pois, quando o fazemos, honramos também a Ele. Assim como a desonra traz juízo, a honra certamente traz bênçãos sobre a nossa vida.

Fonte: Honra teu pai e tua mãe – Pr. Naor Pedroza.