Dependa de Deus

O objetivo de desenvolver sua liderança não é que você se torne um líder independente, ao contrário, o objetivo é que você se torne cada vez mais dependente de Deus. O líder que Deus usa é o que depende d’Ele e reconhece que, sem Ele, não pode fazer coisa alguma. Isso pode parecer simples, mas é uma das lições mais difíceis de serem aprendidas. Por isso, o quanto antes você aprendê-la, mais útil nas mãos de Deus você será.

Quando comecei o ministério com crianças, eu não sabia fazer nada. Eu tinha que orar e depender de Deus para tudo, e isso me fez crescer. Hoje, embora eu saiba algumas coisas, oro mais ainda para não perder o que já conquistei e para não me desviar do propósito.

O segredo para depender de Deus é:
-Identifique a fonte: A ênfase de Deus não está no serviço realizado, mas na fonte em que ele foi feito. Muitas vezes, nossa atenção é colocada apenas nos resultados e na precisão com que tudo é realizado, mas Deus olha a fonte. Deus valoriza se o que foi feito é obra do homem ou d’Ele.

Deus não está interessado apenas se a obra está sendo feita, mas quem a está fazendo: o homem ou Ele? Liderar significa que Deus pode trabalhar através de nós. Muitos são bons líderes, mas se tentarem aplicar suas técnicas para liderar a célula, não vai funcionar, porque liderar célula é uma obra que deve ter origem em Deus, deve ser feita na dependência d’Ele e deve ser para Ele. É por isso que às vezes vemos muitos líderes simples crescendo mais do que aqueles que têm capacidade, porque dependem mais de Deus.

A fonte é Cristo. Não lidere porque seu marido,ou sua esposa, ou seu paiou seu pastor quer. Beba da fonte! Lidere para Deus e por meio d’Ele.

-Faça para agradar a Deus.
Há dias em que você vai para a reunião da célula puramente para agradar a Deus, porque, se dependesse de você, ficaria em casa. Isso é dependência! Paulo afirma que aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus: “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”(Rm 8.8). Isso significa que podemos tentar agradar a Deus agindo na carne. Alguns crentes pensam que a carne está associada apenas ao pecado, mas a Bíblia diz claramente que a carne pode estar associada a boas intenções. Por isso, aprenda que não basta ter boa intenção ao fazer a obra de Deus, você deve fazer da maneira de Deus, ou seja, deve liderar da maneira que Deus quer que você lidere.

Portanto, alguém que realmente depende de Deus é alguém que não age de acordo com a sua carne. Em um deseus livros, WatchmanNee fez uma declaração a respeito da carne muito interessante e completamente bíblica: “Deus não apenas rejeita os que fazem coisas que não o agradam, Ele rejeita até mesmo os que fazem coisas agradáveis a Ele, porém as fazem de acordo consigo mesmos”.

-Dependa de Deus em tudo.
Porque sem mim nada podeis fazer. (Jo 15.5).
Jesus não nos autorizou a depender apenas em algumas tarefas, mas em tudo. Por isso, seguem algumas orientações práticas:
Liderar: Aprenda a depender de Deus assim que assumir a liderança da célula. Entenda desde o princípio que, se Deus não intervir, você fracassará!
Amar: O segredo do crescimento de uma célula é que as pessoas participam porque se sentem amadas. Se você ler 1 Coríntios 13 com cuidado, concluirá que você não ama. Só ama quem depende de Deus. Você só será bem-sucedido em sua liderança, se aprender a amar desde aquelas pessoas mais difíceis até aquelas que respondem rapidamente.
Relacionar-se: Você só conseguirá se relacionar com os irmãos se depender de Deus. Do contrário, você encontrará muitas razões para não se relacionar com um ou com outro, ou para mudar de discipulado. Quando você depender de Deus para se relacionar, aprenderá a perdoar, a amar, a suportar, a esquecer, a dar a segunda chance, a andar a segunda milha, a continuar em vez de desistir. Porque o amor tudo suporta, tudo crê, jamais acaba. Quando colocamos Deus no centro dos nossos relacionamentos, esse amor é derramado em nosso coração através do Espírito Santo de Deus.
Multiplicar: Para multiplicar a sua célula, não basta que ela esteja cheia de gente. O tipo de pessoas que estão lá define se esta é uma célula saudável ou não, pois uma célula saudável é uma célula de discípulos. Multiplicação fala de multiplicar sua liderança. Acredite, o mesmo Deus que envia os visitantes envia também o líder em treinamento. O Salmo 37.4 diz: “Entrega ao Senhor o teu caminho, confia nele e o mais ele fará!”Depender deDeus não significa ficar esperando, mas confiar n’Ele enquanto trabalhamos!

Fonte: Como desenvolver sua liderança – Pra. Márcia R. Silva

Tags