As crianças – o rebanho mais precioso

As crianças são a parte mais frágil do rebanho. Elas precisam da atenção, do amor e do cuidado de um pastor. Para entender como muitas vezes as crianças são desprezadas e acabam perecendo, vejamos uma parábola deJesus a esse respeito. Depois de alertar os discípulos a não desprezar as crianças, Ele contou a Parábola da Ovelha Perdida e a conclui com a ordem: “Não as deixe perecer!” Ao contar essa parábola, Jesus mostrou como aquela simples ovelha era tão importante para o pastor. É necessário fazera mesma aplicação em relação às crianças, já que elas sãoovelhas do rebanho. Aquela ovelha possuía característicasque a tornavam especial aos olhos do seu pastor. Creio queas crianças possuem, cada uma, essas características e merecem a mesma atenção que aquela ovelha recebeu do seu pastor.Ela era importante por ser ovelha. O pastor da parábola cuidava de ovelhas.

Em seu rebanho, não havia cabras, camelos ou outra raça de animais, apenas ovelhas, o que mostra que a ovelha que se desviou pertencia àquele rebanho. Ela era ovelha como as outras, da mesma raça, ou seja, da mesma natureza. Temos afirmado constantemente que as crianças fazem parte do corpo. Por que afirmamos isso? Porque cremos e porque é uma realidade espiritual. O que faz uma pessoa ser membro do corpo de Cristo? Apenas uma única coisa: o novo nascimento. Não é a ficha de membro, nem mesmo a declaração de alguém, somente a experiência do novo nascimento pode inserir uma pessoa no corpo de Cristo, que é a igreja.

As crianças podem ter essa experiência, pois elas possuem espírito, alma e corpo assim como qualquer outro ser humano. Quando Jesus mandou pregar o evangelho, Ele não excluiu as crianças. Ele disse: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). Essa ordenança inclui as crianças. Se Ele nos mandou pregar a elas, é porque elas poderiam nascer de novo. Não entraremos na questão de idade. Cremos que as que não conseguem compreender a mensagem do evangelho e fazer essa escolha estão ligadas à aliança de seus pais. Todavia, nesse ponto, gostaria apenas de esclarecer que as crianças são capazes de crer e receber Jesus em seu coração. Quando elas creem, sua natureza é mudada, e elas recebem a natureza de Deus, o que as torna parte do corpo, assim como aquela ovelha era parte daquele rebanho.

Fonte: O rebanho mais precioso – Pra. Márcia R. Silva

Tags