Alargados por Deus

Todo fruto precisa de tempo para amadurecer. O novo convertido pode adquirir muito conhecimento rapidamente, todavia precisa de tempo para amadurecer. Alguns, porém, têm prolongado excessivamente esse tempo. Maturidade é ter sua capacidade expandida e alargada por Deus. Antes, você perdoava uma vez; depois, passou a perdoar sete vezes; agora, você já é capaz de perdoar setenta vezes sete. Ninguém pode alcançar maturidade sem ser expandido por Deus. Antes, você era capaz de perdoar uma dívida de um real; agora, já é capaz de perdoar uma dívida de mil reais. Para expandir sua capacidade, Deus permite que você passe por situações difíceis várias vezes.

Se você perde a paciência pelos mesmos motivos de cinco anos atrás, isso é um sinal de que não foi alargado por Deus. Se você luta contra os mesmos inimigos e labuta contra as mesmas dificuldades, isso mostra que não houve amadurecimento. A diferença entre um fruto maduro e um verde está em seu sabor. O fruto verde é azedo, mas o maduro é doce. Todavia, um fruto não pode ser amadurecido artificialmente. Isso pode ser feito com bananas, mas não com gente. Nossa doçura deve ser desenvolvida em nós espontaneamente. Você pode retardar a obra de Deus em sua vida, mas certamente não pode acelerá-la.

Ser alargado por Deus significa que, depois de uma experiência ou situação, você não consegue mais ser como era antes. Certos materiais possuem a propriedade física de ser expandidos e não mais voltar ao tamanho original. Foram enlarguecidos. Você não deve buscar tratamento, mas quando ele vier, não deve também fugir dele. Agindo assim, você perde a oportunidade de ser alargado por Deus.

Você precisa aceitar os tratamentos do Espírito Santo em sua vida. A maturidade é a soma dos tratamentos de Deus em nossa vida. Conhecimento intelectual acumulado sem o tratamento de Deus possui muito pouco valor espiritual.

Pr. Aluízio A. Silva

Tags