A urgência da multiplicação

A vontade do Senhor é que você cresça e leve o evangelho a todas as nações

por Brenda Wash

Em Gênesis 1.28, está escrito que Deus abençoou o homem e a mulher e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra!” Desde o início da criação, a palavra “multiplicação” tem estado no coração de Deus. O plano de Cristo para o homem é que ele se multiplicasse à sua imagem e semelhança e povoasse a terra, ou seja, uma multidão de homens e mulheres servos do Senhor. Multiplicação é a vontade de Deus para a sua igreja, pois Ele deseja que você cresça e se espalhe por toda terra. O crescimento gera a necessidade da multiplicação. Quando uma célula cresce e não se multiplica, isso pode gerar problemas. Se não cresce, pode ser que não esteja saudável.

Para multiplicar sua célula, não basta que ela esteja cheia de gente. O tipo de pessoas que está lá define se ela é uma célula saudável ou não, pois uma célula saudável é uma célula de discípulos. Multiplicação fala de multiplicar sua liderança. Acredite, o mesmo Deus que envia os visitantes envia também o líder em treinamento. O Salmo 37.4 diz: “Entrega ao Senhor o teu caminho, confia nele e o mais ele fará!” Depender de Deus não significa ficar esperando, mas confiar n’Ele enquanto você trabalha! No livro Multiplicando Discípulos, os pastores Aluízio e Márcia Silva explicam como você pode desenvolver e multiplicar sua liderança.

Por que multiplicar é tão essencial na vida cristã?

  • Para cumprir um propósito

A multiplicação é uma ordem desde a criação, quando Deus disse ao homem para crescer e se multiplicar. Depois, Jesus confirmou essa ordem na grande comissão ao dizer que deveríamos fazer discípulos de todas as na­ções. Você não precisa de mais evidências de que esta é a vontade de Deus para você como igreja.

  • Para gerar

Quando a célula não se multiplica, significa que os mem­bros ficaram estagnados em sua vida espiritual, pois o alvo é que todos gerem filhos para Deus. Fazer coisas na igreja não incomoda o inferno, mas gerar sim. E o primeiro a gerar na célula deve ser o próprio líder, gerando um novo líder. O princípio para gerar é o mesmo para liderar, chama-se dependência de Deus. Da mesma maneira que você depende de Deus para liderar uma célula, dependa para gerar, e Deus fará todo o trabalho por você e através de você.

Deus quer filhos espirituais, mas Ele não diz: “Eu quero filhos, se vire, eu quero que você gere!” Tudo o que Deus lhe manda fazer Ele mesmo faz através de você. Gerar significa formar discípulos de Cristo. Assim como você não pode fazer com que ninguém se converta a Cristo, você também não pode fazer de ninguém um discípulo. Isso é uma obra espiritual. Você precisa andar no espírito para gerar outro líder.

A multiplicação gera um exército

Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso. (Ez 37.10)

Um vale de ossos secos tornou-se um exército. O poder gerou vida e a vida se multiplicou. Se Deus transformou um vale de ossos secos em um exército através da ação de um homem, Ele o fará hoje também. Acredite, Deus o chamou para levantar e treinar líderes. Eles não se levantarão sozinhos e também não se formarão sozinhos. Você é o instrumento que Deus vai usar. Acredite na sua missão. Quanto mais você acreditar no seu potencial e no potencial daqueles que Deus lhe der, mais você poderá realizar. Deus tem para você não apenas uma boa colheita, mas uma grande multiplicação. Estamos formando um exército através da multiplicação de líderes. O inferno pode não temer um ruído, mas dificilmente não ouvirá o bradar de um exército. Deus tem um exército no céu, mas também tem um exército na terra, a sua igreja. Você faz parte desse exército.

Confira alguns testemunhos de irmãos que multiplicaram suas células e contam como foi a experiência.

“Eu já estava com vinte membros na minha célula, porém não tinha uma líder em treinamento para assumir uma possível multiplicação. Mesmo assim, não desisti de crer no avanço. Então, apropriei-me da Palavra de Deus e das bênçãos que Ele tinha sobre minha vida e minha célula. Lembrei-me do versículo escrito em João 11.40, que diz: “Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?”, e continuei crendo na Palavra e com meu coração ansioso para multiplicar. Após um tempo de espera, Deus enviou uma líder em treinamento para minha célula. E para honra é glória do Senhor, minha célula multiplicou, gerando assim novos líderes e contribuindo para o avanço da obra. Eu esperei dois anos e cinco meses, foram dias de luta, mas também de glória. Com certeza, o Senhor nunca me abandonou. Apenas creia que sua célula vai se multiplicar e aproprie-se das palavras do Senhor sobre a sua vida. Você é frutífero, e o nosso Aba Pai é fiel!”

Edimeia, líder na Rede Radicais Kids da Videira de Aparecida de Goiânia

 

“Comecei a liderar em novembro de 2015. Exatamente depois de dois anos, a célula multiplicou e começamos sem um anfitrião. Assim, a célula era feita nas salas de aula do prédio da Videira. Depois, passamos por três casas, mas a célula não crescia. Aliás, nesse meio tempo, metade dos membros da célula desistiram, mas depois de um tempo muitos deles acabaram voltando. Acredito que tudo tem seu tempo determinado. Exatamente no início deste ano, experimentamos um crescimento explosivo. Vale a pena perseverar. Vem o desânimo, os dias ruins, mas o importante é não desistir. Marcamos a data da multiplicação, mas não tínhamos dinheiro para fazer a festa e queríamos fazer o melhor. Na semana anterior em que íamos multiplicar, o Senhor me deu um sonho de que alguém iria ofertar para a multiplicação. De fato, começou a surgir dinheiro de onde eu não esperava. Enfim, foi uma festa lindíssima, não faltou nada. O Senhor superou nossas expectativas. Vale a pena perseverar e investir em vidas.”

Daniela, líder de jovens da rede de jovens da Videira Bueno

 

“Em janeiro deste ano, o Senhor me concedeu a honra de assumir uma célula na igreja. Foram nove meses de lindas histórias do manifestar da glória de Deus, nos quais pessoas e famílias foram completamente transformadas através do evangelho da graça. Devido à grande variedade de pessoas na célula, passando por crianças, jovens, adultos e até idosos, sofremos alguns ataques do inimigo em nossa mente, pois naturalmente toda mudança gera algum tipo de impacto nos irmãos, que, de certa forma, já estavam acostumados com a antiga liderança, sem contar que, em minha própria mente, passavam pensamentos como: “São muitos irmãos, você não vai conseguir”, “É uma responsabilidade muito grande”, e coisas desse tipo.

Mas como tudo que fazemos para o Senhor é pela sua graça e pelo mover do seu Santo Espírito sobre nós e através de nós, todo aquele peso do começo que afligia a mim e os irmãos foi se transformando num imenso prazer e gozo entre nós. Em nove meses, vivemos intensamente na presença do Senhor como se fossem nove anos. O Senhor nos surpreendia todas as manhãs de sábado!

Tivemos o prazer e o encargo de levar muitas dessas vidas para os encontros com Deus da rede do pastor Rafael Almeida. Lá, o Senhor selou com o seu Espírito Santo muitas delas. Depois, nós as batizamos e encaminhamos para o Cursão e CTL, para glória de Deus! Ao fim de todo esse período de nove meses, podemos contemplar e testemunhar da bondade e da graça do nosso Pai, o quanto não podemos nada e somente Ele tem poder para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. Para o louvor de sua glória, Ele gerou entre nós um novo líder e, recentemente, em outubro deste ano, o Senhor selou esse capítulo com a multiplicação da célula. Agora, Ele está escrevendo uma nova história, um novo capítulo, e eu não tenho dúvidas de que será ainda maior e muito melhor do que tudo que já vivemos até aqui n’Ele.”

Carlos Emanoel, líder da rede de adultos da Videira Bueno

© 2017 Igreja Videira. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Alisson Martins