A linha do tempo em Apocalipse

At 1: 9-12 Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir. Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado.

 

De onde o Senhor subiu, será por onde ele vai voltar. Nos primeiros capítulos de apocalipse apresenta algumas visões de João e ele passa a apresentar as sete igrejas, no cap 2 e 3 ele apresenta toda a história da igreja. Acreditamos que profeticamente essas igrejas estão entre nós e ao longo desses dois mil anos as igrejas se encaixam uma dessas 7 igrejas.

 

1- Igreja de Éfeso – Derrotada
Vs 1, 4 – A o anjo da igreja em Éfeso escreve […] tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras.

 

2- Igreja de Esmirna – Vencedora
Vs 8, 9 – Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver: Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico).

 

3- Igreja de Pérgamo – Derrotada 
Vs 12 – Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes: Conheço o lugar em que habitas, onde está o trono de Satanás.

 

4- Igreja de Tiatira
Vs 18 – Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas
diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes
ao bronze polido: Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a
tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.

 

5- Igreja de Sardes
Ap 3:1 – Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas dizem aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do meu Deus.

 

6- Igreja de Filadélfia – Vencedora
Vs 7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas
diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi”, que abre, e
ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: Conheço as tuas obras – Eis que
tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que
tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu
nome.

Vs 11 – Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá;
gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu
Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus,
e o meu novo nome.

Cremos como igreja que somos Filadélfia – igreja do amor fraternal.

 

7- Igreja de Laodicéia – Morna

Vs 14 – Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação” de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;

Cap 4 – A Visão do trono de Deus.

Vs 1 – Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas. Imediatamente,
eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém
sentado; e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de
jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no
aspecto, a esmeralda. Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e
assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças
estão coroas de ouro. Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do
trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus. Há diante
do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do
trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e
por detrás.

Agora o Cordeiro vai abrir os selos 
A Bíblia fala em Mateus 4, que no dia da tentação o diabo ofereceu a autoridade
do mundo a Jesus. O mundo estava nas mãos do diabo que recebeu do homem lá no Éden. 

A Bíblia em apocalipse diz que João chorava muito, pois não tinha ninguém que podia pegar o livro. Mas a Bíblia relata que um dos anciões diz: Não chore pois o Leão da Tribo de Judá pegará o livro. E nesse momento que o cordeiro entra.

 

Cap 5 – A Visão do livro e o cordeiro
Vs 1 a 4 – Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto.

 

Ele recebeu o livro, e agora o cordeiro tem o domínio da terra. Na Cruz o senhor tomou para si a autoridade de governar, mas o diabo é mentiroso e está enganando a humanidade. Vale lembrar que quando Jesus voltar vai tomar posse do que é dele.

 

Ele então vai abrir os 7 selos.
Os 5 Primeiros selos já estão acontecendo

O primeiro selo: Cavalo branco – Evangelho
Ap 6:1
– 
Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: Vem! Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer.

 

Pode simbolizar o evangelho que saiu para vencer, mas também simbolizar o engano, pois se você observar ele tem o arco, mas não tem flechas. Assim, podem simbolizar os falsos Cristos que se opõem o evangelho.

 

O segundo selo: Cavalo vermelho – Guerra
Vs 3 – Quando abriu o segundo selo, ouvi o segundo ser vivente dizendo: Vem! E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada.

 

Nunca parou de existir guerra, nesses dois mil anos tivemos muitas batalhas e duas guerras mundiais. E todos os dias há rumores de guerra, portanto ele está passando
pela humanidade.

O terceiro selo: Cavalo Preto – Fome
Vs 5 Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente
dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma
balança na mão. E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres
viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de
cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho.

 

Nunca houve tanta comida com tantas variedades. Todos os anos as colheitas mundiais batem recordes em cima de recordes, mas mesmo assim milhares de pessoas morrem todos os anos por falta de comida.

 

O quarto selo: Cavalo Amarelo Esverdeado – Morte
Vs 7 – Quando o Cordeiro abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: Vem! E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra.

 

Ele tem a cor dos cadáveres, e representa as doenças, pragas e epidemias.
Ex.: Corona-vírus

Esses cavaleiros estão destinados a caminhar sobre a terra, e por dois mil anos eles tem atuado.

O quinto selo
Vs 9 – Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.

 

Diante do trono a um altar e debaixo do altar tem os mártires que morrerão por causa do evangelho. Nesses dois mil anos crentes
tem morrido por causa da fé. 

 

Em 2018 foram 200 mil cristãos perseguidos por todo o mundo. 

Vs 10 diz que o Senhor vai vingar.


O sexto selo
Vs 12 – Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue, as estrelas do céu
caíram pela terra, como a figueira, quando abalada por vento forte, deixa
cair os seus figos verdes
.

 

Mt 24: 32 Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos
se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão.

 

Está próximo o verão quando Israel voltou a existir.
• A Videira é o símbolo da igreja.
• A figueira é Israel.

• A figueira parecia morta.
O verão está chegando quando os ramos se renovam e as folhas
brotam.

• No ano 70 d.C quando Jerusalém pegou fogo o povo judeu foi espalhado, foram perseguidos. A nação deixou de existir.

E talvez o maior milagre da história, um povo que não existia ressurgiu. A língua que não era falada de a quase dois mil anos de uma forma miraculosa volta a existir. Hoje quando você vai em Israel, o Aramaico é falado pelas crianças em Israel.

• Nós temos parte nessa história: Em 1948 um brasileiro chamado Osvaldo Aranha foi usado para reestabelecer a nação de Israel.

• Em 1967, Israel lutou na Guerra dos Seis Dias contra o Egito, a Jordânia e o Líbano. De uma forma brilhante Israel venceu uma
guerra impossível.

 

• A nação triplicou de tamanho.

• Depois Isael fez tratados e devolveu o sinal para o Egito.

 

Não sei se você sabe, mas 25 Prêmios Nobel foram dados a israelitas.
• O Brasil nunca ganhou um prêmio Nobel.
• Um país que parece não valer nada e é do tamanho de um estado brasileiro faz
parte do primeiro mundo.
• Um terço do país e deserto, mas produz todo tipo de fruto.

A palavra diz que no meio do deserto vai florescer.

Ninguém conseguia entender como que aquela terra poderia voltar a dar fruto. Portanto a figueira brotou.

Só tem uma coisa que não se cumpriu em Israel, o lugar do templo não voltou para os israelitas.

O lugar da cúpula dourada ainda não pertence a nação de Israel. Portanto a volta do senhor está muito mais próxima que você imagina.

Agora podemos entender que em algum momento acontecerá o arrebatamento dos cristãos.

A estrela da manhã

• Antes do sol nascer ele vem para arrebatar os vencedores, os vigilantes, aqueles que amam a sua vinda.
• Esse arrebatamento é para aquele que está apaixonado, e espera pelo Senhor.

Apocalipse diz que Ele vem para aqueles que estão maduros.

• Maturidade não e ter muito Logos (conhecimento);
Maturidade é ter o Rhema (revelação). Ter revelação, significa que seus olhos são apaixonados.
• Maturidade é como as 5 virgens que tinham azeite. Fala de unção, por isso
precisamos clamar por unção, presença, vida dele fluindo em nós. 

Você precisa ser uma noiva que deseja o noivo. Noiva apaixonada não consegue falar de outra coisa, ela só fala disso, ela vive isso. Anseie pela volta do senhor.

Em algum momento vai acontecer o arrebatamento. Não importa quando! Mas que vai chegar esse dia certamente vai.

O sexto selo – O início das dores
Ap 6:12Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande
terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue,
as estrelas do céu caíram pela terra.

• Um terremoto como nunca antes aconteceu na terra.

• Quando a um terremoto age na terra, os vulcões entram em cena, com isso eles lançam gazes na terra e serão esses gases que vão cobrir o sol e a lua.
• Meteoros vão cair na terra.
Não será o dinheiro que poderá proteger.

Alguns dizem que o sexto selo vai acontecer antes do arrebatamento.

Mas nós cremos o contrário.
As pessoas que estiverem aqui vão ler a Bíblia e vão entender Apocalipse 6: 12

Os crentes que ficarem não terão dúvida, eles reconhecerão. Esse será a maior colheita da história, mas ainda não é a grande tribulação.

A besta ou o anticristo vão se levantar.

Ele então vai reinar sobre dez cabeças.
Primeiro será sobre três e depois sobre as dez nações.

Paulo o chama de o homem da iniquidade. Ele vem para enganar os cristãos.

O anticristo irá surgir.
Nós cremos que ele será Messias dos mulçumanos.

O falso profeta irá se levantar nesse momento para anunciar que o anticristo e o senhor.

Hoje é impossível acontecer uma aliança entre Israel e os países árabes, e por causa disso é impossível levantar o templo em Israel.

Por isso precisamos da
revelação da profecia.

Daniel 9:24-27
Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a
tua santa Cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados,
para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia
e para ungir o Santo dos Santos. Sabe e entende: desde a saída da ordem para
restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, ao Príncipe, sete semanas e
sessenta e duas semanas; as praças e as circunvalações se reedificarão, mas em
tempos angustiosos. Depois das sessenta e duas semanas, será morto o Ungido e
já não estará; e o povo de um príncipe que há de vir destruirá a
cidade e o santuário, e o seu fim será num dilúvio, e até ao fim
haverá guerra; desolações são determinadas. Ele fará firme aliança com muitos,
por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de
manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição,
que está determinada, se derrame sobre ele.

Ungido = Mashiyach = Messias = Cristo.

A anticristo, o Messias dos mulçumanos fará Aliança com Israel, mas ele ainda não se levantou. Hoje é impossível ter paz entre Israel e os mulçumanos, mas o anticristo vai permitir que Israel construa o seu templo, e após construir o templo vão voltar a sacrificar.

Mt 24:15 Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda).

Agora o anticristo vai desfazer a Aliança com Israel, a paz vai acabar e vai começar a grande tribulação.

Vai acabar os primeiros três anos e meio de paz.
Os cristãos serão perseguidos e vai começar a grande tribulação. O anticristo
cristo vai querer marcar os cristãos que vão fugir.

Sétimo selo – As sete trombetas

A primeira trombeta
Ap 8:7 – O primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo de mistura com sangue, e foram atirados à terra. Foi, então, queimada a terça parte da terra, e das árvores, e também toda erva verde.


A segunda trombeta
Ap 8:8 – O segundo anjo tocou a trombeta, e uma como que grande montanha ardendo em chamas foi atirada ao mar, cuja terça parte se tornou em sangue, e morreu a terça parte da criação que tinha vida, existente no mar, e foi destruída a terça parte das embarcações.

A terceira trombeta
Ap 8:10O terceiro anjo tocou a trombeta, e caiu do céu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas uma grande estrela, ardendo como tocha. O nome da
estrela é Absinto; e a terça parte das águas se tornou em absinto, e muitos dos homens morreram por causa dessas águas, porque se tornaram amargosas.

A quarta trombeta
Ap 8:12 – O quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, da lua e das estrelas, para que a terça parte deles escurecesse e, na sua terça parte, não
brilhasse, tanto o dia como também a noite. Então, vi e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia em grande voz: Ai! Ai! Ai dos que moram na terra, por causa
das restantes vozes da trombeta dos três anjos que ainda têm de tocar!

As quatro primeiras trombetas falam de algo que está caindo do
céu. 
Os Cientistas vão tentar trazer uma explicação natural.

A quinta trombeta
Ap 9:1
O quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela caída do céu na terra. E foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Ela abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do
poço como fumaça de grande fornalha, e, com a fumaceira saída do poço, escureceu-se o sol e o ar.

Na quinta trombeta fala de algo espiritual. Fala que o diabo vai ser expulso dos ares e será lançado na terra. E ele vai abrir as fendas os demônios se levantarão.

A Bíblia fala de um exército de demônios que se levantarão.|
O homem vai procurar a morte mas não vai encontrar.

A sexta trombeta
Ap 9:15
Foram, então, soltos os quatro anjos que se achavam preparados para a hora, o dia, o mês e o ano, para que atassem a terça parte dos homens. O número dos exércitos da cavalaria era de vinte mil vezes dez milhares; eu ouvi o seu número. Assim, nesta visão, contemplei que os cavalos e os seus cavaleiros tinham couraças cor de fogo, de jacinto e de enxofre. A cabeça dos cavalos era como cabeça de leão, e de sua boca saía fogo, fumaça e enxofre.

A terça parte dos homens serão mortos.

A sétima trombeta
O senhor descerá nas nuvens. Ele vem e nós voltaremos com ele.

Ap 11:15 O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos
dos séculos.


A Bíblia conta que os 144 mil que estiverem em Israel o senhor vem para eles.

Em cima o senhor vem nos ares, mas em baixo o senhor vai começar a guerra do Armagedom.

Existe uma profecia em Daniel de uma lacuna de 30 dias.

Eu creio que esse será o tempo que o senhor vai requerer o direito de posse da terra.

Nesse momento as nações os mulçumanos se levantarão e dirão não queremos você aqui. Não vai tomar a posse de nada!

Nesse momento os exércitos se levantarão para guerrear contra o Senhor e os vencedores.

Aí vem a guerra do Armagedom.

Em João 18:6 diz – Quando, pois, Jesus lhes disse: Sou eu, recuaram e caíram por terra. Eu sou eu os soldados caíram.

Agora imagine quando ele levantar para dizer morra! Você tem noção?

O Senhor vai julgar as nações e vai condenar aquelas que perseguiram os crentes.

Assim como terão aquelas nações que defenderam e guardaram os cristãos essas serão colocadas de lado.

O Senhor vai passar a reinar sobre eles. Mas é importante você entender que não terá república, será monarquia. Ele vai reinar com cetro de ferro.

Ele vai prender o anticristo e o falso profeta.
Ap 19:11 – Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que,
com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da
besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes.

Agora ele vai reinar por mil anos.

Mas no final ele vai soltar satanás, que vai sair para seduzir as nações.

Ap 20:7 Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e  Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos.

Eu acredito que as bombas nucleares estarão reservadas para esse momento.

Novos céus e nova terra
Ap 21:1 – Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira
terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova
Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.

É nela que iremos morar eternamente.

 

Tags