A importância de dedicar tempo aos filhos

A vida está cada vez mais corrida. São tantas atividades para fazer ao longo do dia que surge aquela sensação de que o dia deveria ter pelo menos umas cinco horinhas a mais. Essa rotina se tornou cada vez mais comum, afinal, esse parece o único jeito de fazer tudo. Não é fácil mudar o ritmo do tempo, mas é possível se organizar para cumprir suas tarefas no período disponível que você tem. Mesmo com toda essa correria, é sempre importante separar um tempo para estar com sua família e principalmente dedicar esse tempo precioso para estar mais presente na vida dos seus filhos. A Palavra do Senhor diz que os pais são representantes de Deus na vida dos filhos. É e vontade do Pai que você cumpra bem sua missão de educar e ensinar ao seu filho não somente os princípios básicos de se tornar um bom cidadão, mas também instruí-lo no caminho de Deus.

Por isso, é importante que você, como pai, perceba a importância de dedicar um tempo precioso ao seu filho. Esse tempo de qualidade não é usar somente o tempo que lhe sobra no fim do dia ou da semana, é incorporar à rotina um tempo que possa ser realmente aproveitado entre vocês. Além de criar um vínculo maior entre você e o seu filho, isso gera também benefícios no crescimento dele.

Benefícios de passar tempo de qualidade com o seu filho
– Melhora a relação de vocês.
– Melhora a sua autoridade.
– Cria referenciais positivos.
– Melhora o desempenho escolar.
– Tornar o seu filho mais seguro e confiante.
– Melhora a autoestima.
– Melhora a disciplina.

A psicóloga Ana Lídia Agel explica: “Qualidade de tempo com os filhos passou a ser interpretado por muitos pais como passeios, presentes, viagens e poupá-los de qualquer tipo de desgaste emocional, já que, no pouco tempo que têm com os filhos, buscam não ter momentos de brigas ou disciplina. Este é o maior erro dos pais, achar que estão tendo qualidade de tempo com os filhos. Na verdade, não estão passando nenhum valor de qualidade”. Segundo a especialista, qualidade de tempo com os filhos é transmitir-lhes valores. É compartilhar suas experiências, suas lágrimas e sua humanidade com eles. “Você não precisa de um passeio, uma viagem ou dinheiro para ter tempo de qualidade, mas pode proporcionar prazer no pouco tempo juntos, investindo no diálogo, na troca, na convivência e compartilhamento do que é importante para eles e o que é importante para você”, salienta a psicóloga.

Quem ama investe tempo. Amor envolve disposição para ouvir e se relacionar. Talvez esta tenha se tornado a forma de expressão de amor mais difícil nesta geração, pois os pais, de maneira geral, não dispõem de tempo suficiente para estar com os filhos. Entretanto, se você se preocupa em demonstrar amor, você precisa aprender a investir tempo com os seus filhos. Vale lembrar que, em cada fase, eles precisam de um tipo de tempo, tempo de ler para eles, dar banho, brincar com eles, sair, viajar juntos, etc. Dar tempo aos filhos significa que você reconhece que as pessoas são mais importantes do que as coisas. Muitas crianças se apegam a suas babás porque elas lhes dão o que a mãe não dá, tempo. Na Apostila de Criação de Filhos, a pastora Márcia Silva ensina sobre as necessidades básicas e espirituais da criança.

É importante que você sempre se lembre de dedicar um tempo especial para estar com os seus filhos. Nada substitui a presença, pois ela é de extrema importância para a criação, educação e construção do caráter e desenvolvimento emocional dos filhos. Não desperdice esse tempo. Esteja presente em todas as etapas do crescimento dos seus filhos.

Tags